24 de fevereiro de 2024

Shimano atualiza seus grupos recreacionais de MTB Acera, Altus e Alivio

Entre as principais novidades, destacam-se o novo design dos pedivelas, manetes de freio mais ergonômicas e a opção de montagem de rodas com cubos no padrão Boost

Mal completamos o primeiro trimestre deste ano e a Shimano, maior fabricante de componentes para bicicletas do mundo, já mostra suas primeiras novidades para a temporada 2019.

A marca japonesa começa por anunciar a renovação de seus grupos Alivio, Acera e Altus, destinados a utilização recreacional em bicicletas mountain bikes.

Com tecnologias herdadas diretamente dos grupos topo de linha da marca, as linhas Alivio, Acera e Altus incorporam numerosas melhorias de estética e de compatibilidade, como a utilização de cubos no padrão Boost e manetes de freios mais ergonômicas e ajustáveis, entre outras.

Entre as principais melhorias da linha 2019 destaca-se o novo design dos pedivelas, que agora passam a contar com interface do tipo aranha, normalmente utilizado a partir de modelos de linha intermediária. Através deste recurso, agora é possível substituir as coroas de transmissão de forma fácil e rápida.

As linhas Alivio, Acera e Altus 2019 também passam a contar com a tecnologia Mega9 Lite, desenvolvida para proporcionar uma troca de marchas suave e precisa, assim como uma nova estética na cor preto fosca.

Os novos pedivelas Acera, Altus e Alivio desembarcam no mercado na versão  3 x 9 velocidades com duas opções de relação (44-32-22 dentes e 40-30-22 dentes), além de uma versão de 2 x 9 velocidades (36-22 dentes).

Boost – Os componentes para rodas da linha de entrada da Shimano paasam a contar com a opção de utilização de eixos no padrão Boost, nas medidas 110 milímetros (dianteiro) e 148 milímetros (traseiro).

Outra novidade bem-vinda é a reformulação das manetes de freio, menores e mais ergonômicas, principalmente na linha Alivio, que herda o desenho já utilizado pelos modelos Deore e SLX, possibilitando assim seu acionamento com apenas um ou dois dedos. Já a linha Acera aposta em um design otimizado para mãos pequenas, com espaço para três dedos. Em ambos os casos, as manetes passam a contar com ajustes de alcance, permitindo assim uma maior possibilidade de personalização a seus usuários.

Side-Swing – As novas linhas Altus, Acera e Alivio 2019 passam a contar com um novo câmbio dianteiro para configurações de 2 x 9 velocidades na versão Side-Swing,  com entrada horizontal do cabo de acionamento, o que permite uma instalação facilitada e troca de marchas mais suaves, além de possibilitar a montagem de pneus mais largos.

De acordo com a Shimano, os novos grupos Acera, Altus e Alivio 2019 chegam às lojas a partir de junho de 2018, com preços ainda por anunciar.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização