3 de maio de 2024

Magnic Microlight, a incrível luz de segurança para bicicletas que dispensa baterias

Acessório instalado no lugar das sapatas de freios da bike utiliza um conjunto de magnetos para gerar energia elétrica sem entrar em contato físico com a bicicleta

Uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter está tentando arrecadar fundos para a produção comercial de um novo tipo de iluminação de segurança para bicicletas, cujo principal diferencial no mercado é a ausência da necessidade do uso de baterias ou outra fonte de energia elétrica.

Batizado de Magnic Microlight, o novo acessório surge na forma de uma sapata de freio de aro para bicicletas que, uma vez instalada na bicicleta, gera automaticamente energia elétrica para seu consumo todas as vezes que as rodas se movimentam.

 

Ao contrário dos dínamos, que geram eletricidade convertendo a energia mecânica criada pelo atrito com as rodas, o Magnic Microlight faz uso de um fenômeno físico chamado Corrente de Foucault, que gera energia elétrica quando um condutor atravessa um campo magnético variável.

Um conjunto de imãs de neodímio instalado ao redor de um pequeno rolamento no interior do Magnic Microlight gira todas as vezes que a bike se movimenta, gerando uma corrente elétrica para alimentar um par de LEDs de alto brilho, sem a necessidade de contato físico com a roda e, portanto, sem ‘roubar’ parte da energia mecânica proporcionada pela pedalada.

“A tecnologia da corrente de Foucault é fascinante porque  os campos magnéticos só são gerados quando ocorre  movimento. No caso das Magnic Microlight, a energia é gerada ao girar a roda. Ao criarmo um produto onde uma roda magnética giratória fica oculta dentro de uma ‘caixa preta’, a ilusão de movimento perpétuo é perfeita, quase um pequeno truque de magia”, diz o inventor do Magnic Microlight, Dirk Strothmann.

Outra grande vantagem do novo produto está em sua virtual ausência de manutenção. Por ser totalmente selado e livre de contato físico com as rodas, o Magnic Microlight é imune à chuva e à sujeira.

O acessório é compatível com bicicletas que utilizam freios de aro e rodas com aros de alumínio e serão disponibilizadas tanto tanto como luz dianteira (branca) quanto traseira (vermelha), além de uma versão Smart, que inclui funções inteligentes como sinalização indicativa de direção e vinculação com aplicativo móvel que permite configurar as luzes como alerta anti-furto.

Para viabilizar a produção em escala industrial, a equipe de criação do Magnic Microlight criou uma campanha de arrecadação de fundos no Kickstarter, onde o novo acessório pode ser adquirirdo em regime de pré-venda ao preço de 38 euros para o jogo básico de luzes dianteiro e traseiro e 99 euros, para a versão Smart. A previsão de entrega é de novembro de 2018.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização