4 de março de 2024
Foto: Marcos Santos / USP Imagens / Fotos Públicas

São Paulo promove “Sexta Sem Carro” amanhã (26)

Em comemoração ao aniversário da cidade (25), Bike Tour SP realizará passeios gratuitos de bicicleta pelas ruas do Centro Histórico da cidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo (SMT) irá fechar na próxima sexta-feira (26/01), das 6h às 18h, algumas vias do Centro Histórico da cidade ao trânsito de carros e motos. A Sexta Sem Carro, implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), irá trazer diferentes atrações nesta edição por conta das comemorações do aniversário de São Paulo, celebrado no dia 25 de janeiro.

Em parceria com a SMT, a Bike Tour SP vai realizar passeios gratuitos de bicicleta pelas ruas do Centro Velho. Os ciclistas vão passar por pontos históricos da cidade como Praça da Sé, Solar da Marquesa de Santos, Pateo do Collegio, Vale do Anhangabaú, Edifício Martinelli, entre outros. A concentração será em frente ao hotel Ibis Budget São João, na Avenida São João, 1.140. Os horários dos passeios são: 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h. Para participar, é preciso garantir a vaga no site do Bike Tour SP. Os organizadores pedem a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. Os ciclistas vão ter à disposição bicicletas, capacete e colete que deverão ser devolvidos no fim do passeio.

Mais espeço para os pedestres – Para oferecer mais comodidade e segurança, nesta edição do Sexta Sem Carro vai ser feito o alargamento da calçada em um trecho de aproximadamente 500 metros entre o viaduto Boa Vista e o Largo São Bento. Agentes de trânsito vão colocar cones ao lado direito da via para ampliar a calçada em cerca de 3 metros para os pedestres. A medida é feita para incentivar os trajetos a pé e garantir mais segurança para quem caminha pela via. Mímicos da CET também vão estar na via em ações educativas de trânsito e interagindo com pedestres e ciclistas.

Outra atração desta edição, será a exposição de ônibus no Pátio do Colégio, das 10h às 16h. Um ônibus antigo e outro novo irão mostrar a evolução dos veículos.  No local, também será montado um posto da SPTrans para que a população tire dúvidas sobre a minuta do edital da licitação que está em consulta pública até o dia 3 de fevereiro.

Na Sexta Sem Carro somente ônibus, táxis, veículos escolares e bicicletas poderão circular em toda a extensão da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e em trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista).

Essa iniciativa busca incentivar o debate sobre o uso do veículo na cidade, além de estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta. A região foi escolhida pela SMT por possuir uma vasta opção de transporte público, como estações de metrô e diferentes linhas de ônibus.

Não haverá alterações no transporte público, uma vez que estará liberado o trânsito para ônibus e táxis nas vias bloqueadas. Devido aos bloqueios, carros e motocicletas não poderão transitar.

Para informar a população sobre a ação, a CET colocou faixas na região alertando para os bloqueios.

Fonte: Companhia de Engenharia de Tráfego

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização