28 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação / ICMBio

Parque Nacional de Brasília doa bicicletas apreendidas

Bicicletas serão consertadas pelo Grupo de Escoteiros Moraes Antas, que entregarão à ONG Rodas da Paz para destiná-las a projetos sociais

O Parque Nacional de Brasília doou 16 bicicletas para o Grupo Escoteiro Moraes Antas (GEMA). As bicicletas foram apreendidas pela fiscalização ambiental do Parque em ações de combate à pesca e à caça ilegal na barragem de Santa Maria. Elas serão recuperadas pelos escoteiros e entregues para o projeto Doe Bicicleta, da ONG Rodas da Paz. Os escoteiros do GEMA serão orientados por voluntários da Rodas da Paz para recuperarem as bicicletas doadas. Depois, elas serão destinadas às ações sociais.

Segundo o analista ambiental e agente da fiscalização do Parque, Leonardo Mohr, parte das doações é voltada para atender alunos da área rural e instituições sociais, outra parte será encaminhada aos Correios, para entregar às crianças que mandam cartas ao Papai Noel. A cada ano, o Projeto da ONG Rodas da Paz, em parceria com o GEMA, arrecada cerca de 500 bicicletas, que são consertadas e distribuídas às pessoas carentes.

“O GEMA recebeu as bicicletas, mas elas terão como destino final um público carente, que dificilmente teria acesso. É extremamente gratificante fazer uma doação de bens apreendidos que terão efetiva repercussão social, por exemplo, alegrando a vida de outras pessoas”, ressalta Mohr, acrescentando que a doação está prevista no artigo 136, parágrafo único do Decreto 6.514/2008.

Segundo Juliana de Barros Alves, chefe do Parque Nacional de Brasília, o GEMA já se colocou à disposição para trabalhar como voluntário no Parque. “Escotismo e natureza são indissociáveis, portanto, nada mais natural do que abrir nossas portas para uma instituição identificada com o meio ambiente. Precisamos cada vez mais fazer parcerias com nossos potenciais aliados”, afirma Juliana.

O GEMA recebe doações de bicicletas. O grupo de escoteiros fica na SGAN 916, no interior do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A ONG Rodas da Paz sugere que as pessoas conversem com o síndico do seu condomínio para mobilizar os moradores a doarem as bicicletas abandonadas nos bicicletários e garagens.

Fonte: ICMBio

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização