26 de fevereiro de 2024

Raios fabricados em polímero especial sinalizam o futuro das rodas de bicicleta

Com menos da metade do peso de um similar em aço, novo raio Berd Polylight é mais resistente, absorve melhor as vibrações do terreno e é compatível com a roda da sua bicicleta!

Uma empresa baseada no estado norte-americano de Minnesota está lançando no mercado um novo tipo de raio para rodas de bicicleta que promete revolucionar o mercado, ao utilizar no lugar do aço como matéria-prima, um polímero especial que resulta em maior leveza, resistência e conforto.

Batizado de Polylight Spoke, o novo raio desenvolvido pela Berd utiliza uma resina especial de polietileno de alta densidade, mais leve e resistente que o aço. A título de comparação, um raio produzido neste material pesa apenas 2,3 gramas, enquanto que um similar metálico topo de linha (como o modelo DT Swiss Revolution de espessura dupla 2.0/1.5/2.0) possui um peso médio de 4,4 gramas.

Em modelos mais simples, onde o peso de cada raio chega facilmente a 6g, a diferença é ainda mais evidente. Na prática, uma roda montada com raios de polímero poderá ter uma redução nada desprezível de até 250 gramas.

Comparativo de peso entre o Berd Polylight e os raios fabricados em aço

As vantagens não param por aí. De acordo com o fabricante, os novos raios Polylight também aumentam o conforto da pedalada, graças às propriedades superiores de absorção de impactos do polímero em relação ao aço.

Além disso, o novo material não sofre com a chamada fadiga mecânica que afeta os raios em aço e alumínio, o que aumenta a resistência da roda a impactos e reduz significativamente a chance de quebra dos raios. Cada raio Polylight é capaz de suportar tensões de até 300 quilos.

Comparativo de resistência entre o Berd Polylight e os raios fabricados em aço

Montagem e compatibilidade – Construídos na espessura de 1,8mm, os raios Berd Polylight possuem boas características aerodinâmicas e utilizam o padrão de 2mm para rosqueamento aos nipples, o que possibilita sua montagem na maioria das rodas disponíveis hoje no mercado. Em sua outra extremidade, os raios – que são totalmente flexíveis -, possuem um orifício que é encaixado através de uma pequena haste, solução que permite utilizá-los tanto em rodas que utilizam cubos convencionais (J-bend) quanto modelos de puxada direta.

Disponibilidade – Atualmente a Berd está trabalhando em parceria com inúmeros fabricantes de rodas e cubos para desenvolverem em conjunto novos modelos a serem lançados ainda em 2018. Segundo o fabricante, os raios deverão ser comercializados avulsamente em um futuro próximo.

Entre as marcas parceiras destacam-se a Hed, a Stan’s, a White Industries, a Industry Nine e a alemã Tune.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização