24 de fevereiro de 2024
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Senado aprova a criação do Dia Nacional do Ciclista

Projeto de Lei da Câmara, que elege o dia 19 de agosto o Dia do Ciclista, foi aprovado pelo Plenário do Senado nesta quinta-feira (26) e aguarda sanção presidencial

Dia 19 de agosto pode se tornar o Dia Nacional do Ciclista. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2017, aprovado pelo Plenário nesta quinta-feira (26). A matéria vai à sanção presidencial. O texto, de iniciativa do deputado Lúcio Vale (PR-PA), tem a intenção de promover a paz no trânsito, o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável.

O dia escolhido para comemorar é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central, destinada à ciclistas, do Eixão Sul, em Brasília. Ao justificar o texto, Lucio Vale relembrou a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres. O deputado também ressaltou que a ONG Rodas da Paz, criada pelos pais de Davison, propôs a data, além de movimentar diversos setores da sociedade na luta contra a violência no trânsito.

Ouça o áudio da reportagem da Agência Senado

O relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cristovam Buarque (PPS-DF), explicou por que é importante ter uma data para os ciclistas:

“O Dia do Ciclista vai permitir uma reflexão não só sobre a segurança do ciclista, mas também sobre a importância da bicicleta como meio de transporte do futuro, ao poupar energia, e como meio de promoção da saúde”, afirmou.

Senador Cristovam Buarque (D), relator da proposta, disse que o Dia do ciclista vai permitir reflexão sobre a segurança do ciclista e a importância da bicicleta como meio de transporte do futuro; proposta foi elogiada por Lindbergh Farias (E) – Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) elogiou a proposta.

“Temos que pensar uma cidade diferente e não ficar preso no paradigma do carro” disse.

Segundo o último levantamento do Detran-DF, em 2016, o número de acidentes fatais com ciclistas diminuiu cerca de 40% em relação a 2015. Em 2016 foram 19 vítimas, contra 33 no ano anterior.

Fonte: Agência Senado

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização