28 de fevereiro de 2024
Foto: Thiago Lemos / CIMTB

Copa Internacional de MTB divulga seu calendário oficial para 2018

Prova acontece em quatro etapas, além da final da Copa do Mundo UCI de XCE. Etapas serão em Araxá, Ouro Preto, São Paulo e Congonhas

A Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) já está com o seu calendário 2018 definido. Serão quatro etapas, mais a final da Copa do Mundo Eliminator da União Ciclística Internacional (UCI), pela primeira vez na América Latina. A primeira etapa será em Araxá, a segunda em Ouro Preto, seguida de São Paulo e finalizando em Congonhas.

Etapa Araxá – A competição que abrirá o calendário da CIMTB será Araxá entre os dias 13 e 15 de abril. O evento que é tradicional na cidade e acontece pelo 15º consecutivo, é uma das quatro provas Stage Race Hors Class no mundo e o maior evento da cidade. Serão três dias de competição por estágio para a SuperElite e os atletas somam até 160 pontos no ranking mundial, de acordo com a colocação de cada um. Para as demais categorias acontece no formato Cross Country Olímpico (XCO) sábado e domingo. A expectativa é que o evento receba os melhores atletas brasileiros e competidores de mais de 15 países que irão pedalar em torno das famosas trilhas do Tauá Grande Hotel.

Etapa Ouro Preto – A segunda etapa da CIMTB vem com uma estreia. A cidade histórica de Ouro Preto será o cenário da maior competição de mountain bike da América Latina. As provas acontecerão de 8 a 10 de junho. O evento, mesmo estreando na cidade, terá Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, Short Track (XCC) Classe 3 e será uma etapa da UCI Junior Series. A expectativa é grande, já que Ouro Preto é uma das cidades mais importantes na história brasileira, destino turístico internacionalmente reconhecido, referência no barroco mundial e conhecida por ser uma região montanhosa. A prova irá acontecer na UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto que tem um ótimo terreno para fazer uma pista técnica, dura e divertida.

Etapa São Paulo – A disputa irá acontecer entre os dias 24 e 26 de agosto e terá provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1 e Short Track (XCC) Classe 3.

Congonhas – Uma das etapas mais tradicionais irá fechar mais uma vez a temporada da CIMTB 2018 com o UCI Marathon Series e Classe 3 no ranking mundial. Congonhas acontece entre os dias 2 e 4 de novembro e traz as provas de Maratona por entre estradas e trilhas da Estrada Real. Uma das características marcantes desta prova é que permite que atletas profissionais e amadores pedalem juntos. A competição terá novidades no trajeto e ainda a estreia da categoria Ultra, uma disputa com mais de 100 km com dois dias provas e que terá como vencedor aquele que fizer o trajeto em menos tempo.

Copa do Mundo XCE UCI – A CIMTB irá realizar a Copa do Mundo de XCE UCI (UCI MTB Eliminator World Cup). Esta será a primeira vez que o evento acontecerá na América Latina. Em 2017, a Copa do Mundo de Eliminator teve etapas na Itália, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Nova Zelândia e Líbano. No Brasil, o evento acontecerá fechando o campeonato entre os dias 12 e 14 de outubro. O local ainda será definido. A CIMTB trabalha para inserir outras categorias na modalidade XCE. O evento é uma parceria entre a CIMTB , a UCI, a Confederação Brasileira de Ciclismo e City Mountain Bike.

Programação

  • #1 – Araxá – 13 e 15 de abril
  • #2 – Ouro Preto – 8 a 10 de junho
  • #3 – São Paulo – 24 e 26 de agosto
  • #4 – Congonhas – 2 e 4 de novembro
  • Copa do Mundo UCI XCE – Local a definir – 12 e 14 de outubro
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização