24 de fevereiro de 2024
Léo Mattioli na segunda etapa em Campos do Jordão - Foto: Adilson Martins / Divulgação

Líder do Enduro Brasil Cup, Leonardo Mattioli avalia temporada e prevê decisão em alto nível

Terceira e última etapa da competição está marcada para a cidade de Nova Lima (MG), entre os dias 12 e 15 de outubro

O município de Nova Lima, na grande Belo Horizonte (MG), receberá neste feriado prolongado de Nossa Senhora de Aparecida, de 12 a 15 de outubro, a decisão do Enduro Brasil Cup. Para o piloto belo-horizontino Leonardo Mattioli, a tendência é de que a ansiedade aumente nos próximos dias até o início da terceira e última etapa da competição. Isso porque Léo é o atual líder da principal categoria do evento, a Pro masculina, com uma vitória e uma segunda colocação, e soma 1.120 pontos.

O principal concorrente de Léo Mattioli ao título é Julio Giani, com 980 pontos, tendo conquistado um terceiro e um quarto lugar. Completam as cinco primeiras colocações do ranking os pilotos Wallace Miranda, 800, Gabriel Giovaninni, 680, e Yuri Bugers, 600. Estarão em jogo na decisão 800 pontos ao vencedor, repetindo a pontuação dobrada da segunda etapa, em Campos do Jordão (SP). Enquanto o vice-campeão da final somará 720 pontos, o terceiro colocado terá mais 680 na classificação geral e o top 5 contará ainda com mais 640 e 600 pontos para quarto e quinto colocados, respectivamente.

O líder Léo Mattioli relembra as disputas anteriores. “As duas etapas iniciais do Enduro Brasil Cup foram bem legais. Em Macacos (Nova Lima) para mim foi como correr em casa. É a região que eu mais treino, então foi muito boa em termos de desempenho. As especiais eram longas e foram três dias, com um formato de corrida bem legal”, conta Léo. “Em Campos do Jordão as trilhas eram totalmente novidade. A primeira especial foi bastante longa e a segunda técnica, mas no geral foram corridas boas”, conclui o líder da Pro.

Etapa de abertura em Macacos – Foto: Cesar Delong / Divulgação

“Em comum às duas corridas anteriores é que a escolha das trilhas foi muito bem feita. Para a decisão, espero que mais uma vez a organização faça uma boa seleção de percursos. Conheço a maioria das trilhas de Nova Lima e espero que sejam bem bacanas os quatro dias de competição, conseguindo outro resultado bom. Estou na briga pelo título e será legal competir, contando com a presença do norte-americano Curtis Keene, que dará um tempero a mais”, complementa.

Disputas nas demais categorias – Na Pro Feminina, Danielle Villela é a primeira colocada, com 1.120 pontos. Na Sub-20, Caio Mourão é o líder, com 1.120 pontos; na Master A (30 a 34), José Francisco Pinto está na frente, com 1.060 pontos; na Master B (35 a 39 anos), o primeiro é Marcelo Botelho, com 1.080 pontos; a Master C (40 anos para cima) tem Helio Nassarala na liderança, com 900 pontos; na Sub-23 (19 a 22) Lucca Furtado está em primeiro, com 1.120 pontos; a Sub-30 (23 a 29) tem Bráulio na frente, com 800 pontos; e por fim a Master 30+ é liderada por Andre Matos, com 400 pontos.

Inscrições para a final – Os interessados em participar da final do Enduro Brasil Cup devem estar atentos ao novo sistema de inscrições da competição, com realização exclusiva via depósito ou transferência bancária. Para efetuar a inscrição, basta depositar o valor promocional de R$ 280,00 e apresentar seu comprovante na retirada do kit, a partir desta quarta-feira (11). Os dados da conta bancária e as demais instruções estão disponíveis aqui

Diferenciais do evento – Algumas características da corrida colocam o Enduro Brasil Cup em um patamar de destaque entre as provas de Enduro. Entre elas, está o fato de que a premiação é feita não só ao final da temporada, mas também por etapas para aqueles que forem os cinco melhores em cada cidade. Outro fato a destacar será a decisão, com quatro dias de corridas, dois de treinos e dois de estágios cronometrados, com a expectativa de que a prova final em Nova Lima tenha o nível mais alto de pistas, em termos de dificuldade técnica, no esporte até hoje.

As outras etapas – A abertura do Enduro Brasil Cup foi realizada entre 29 de abril e 1º de maio, em Nova Lima, o primeiro evento do País válido como classificatória para a Enduro World Series. Com o nome de Super Enduro Brasil, também foi válido como Campeonato Brasileiro de Enduro da CBMTB. O mineiro Leonardo Mattioli venceu a disputa, seguido de Gustavo Amorim e Andre Matos, completando o top 3. 

Já a cidade de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, recebeu na metade de setembro, nos dias 16 e 17, a etapa intermediária do circuito, que teve a vitória do paulista Wallace Miranda, local de Aparecida (SP). Líder do ranking na elite, Léo Mattioli ficou em segundo, enquanto a terceira colocação no pódio foi ocupada por Gabriel Giovaninni.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização