24 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação / Circuito Pedal Sem Limites

Última etapa do Circuito Pedal Sem Limites será realizada neste domingo

Resistência, energia e preparo psicológico serão alguns dos obstáculos para vencer os percursos, que reservam trechos em tobogã e muita adrenalina

O Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017, que chega na sua 4ª e última etapa da temporada, será realizado neste domingo, dia 8 de outubro, com concentração, largada e chegada na Praça do Turista, em Piratininga (SP). O espaço público de eventos da cidade contará com uma ótima estrutura para receber os atletas, familiares e amigos, com praça de alimentação, banheiros e estandes dos patrocinadores da 4ª etapa.

Os percursos Pro e Sport irão desafiar os ciclistas profissionais e iniciantes com subidas e descidas que podem ser decisivas na disputa por posições. Os atletas já estão se preparando para este novo desafio. “Logo no início das provas, os percursos já exigirão dos atletas preparação física e mental em um circuito muito duro, com trechos em tobogã, com areia fofa, pedras e cascalhos”, comenta Agnaldo Máximo, o Grandão, organizador da prova.

Foto: Divulgação / Circuito Pedal Sem Limites

Emoção e adrenalina é o que não vai faltar para os atletas participantes do circuito. Os participantes da categoria Pro irão enfrentar trechos muito seletivos, que poderão ser fundamentais para o posicionamento dos atletas ao longo de toda a prova. Durante todo o trajeto, os competidores da categoria Sport passarão por muitas propriedades rurais, em um percurso bastante arborizado e agradável.

Percurso Pro e Sport – O trajeto Pro, para atletas profissionais, terá cerca de 51 km, com saída pelo asfalto, passando pelo centro de Piratininga e caindo numa descida na areia por volta do Km 2,5, com destino a Duartina. “O pelotão sairá em deslocamento, contido pelos carros de apoio até o início da terra, onde será dada a largada na descida. Após este trecho, os ciclistas passarão por um vale à direita e por volta do km 7, terá a primeira subida de aproximadamente 1 km, com início leve, mas que chega na metade do aclive com cerca de 12% de elevação”, conta Máximo, que acrescenta que logo adiante, outra subida de 15% de elevação irá exigir das pernas dos atletas.

Já o trajeto Sport, de 25 km, não dará moleza aos pedaleiros iniciantes. O padrão tobogã da Pro se repetirá no percurso Sport, com altimetria de cerca de 480 m. “A saída será a mesma da Pro, passando por Piratininga em pelotão com os carros de apoio e na areia será dada a largada, onde os ciclistas já pegam uma pequena subida e na sequência, uma descida de areia, que vai requerer atenção e controle da bike. Por volta do km 5 os competidores enfrentarão a primeira grande subida, bem dura, com pedra e alto grau de exigência técnica”, diz Agnaldo.

Foto: Divulgação / Circuito Pedal Sem Limites

Categorias – A 4ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017 será dividida em dez categorias no masculino, do juvenil ao veterano, em duas categorias no feminino, Sub-35 e Máster, além das categorias em Dupla Masculino e Dupla Mista, que são as categorias Pro e largam 10 minutos antes. Haverá também as categorias estreantes no masculino e feminino até 40 anos e acima de 40 anos, voltadas aos atletas iniciantes. No entanto, todos os ciclistas percorrem o mesmo trajeto, separado apenas entre nível Pro (atletas profissionais e amadores) e Sport (atletas iniciantes).

Serviço

4ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017

  • Data e horário: Dia 8 de outubro, com retirada dos kits a partir das 6h30, formação do grid de largada às 8h50, largada para a categoria Pro às 9h e Sport, às 9h20.
  • Local da concentração, largada e chegada: Praça do Turista de Piratininga. Rua Manoel Pedro Carneiro, S/N, em Piratininga.
  • Realização: Máximus Eventos Esportivos.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização