2 de março de 2024
Amanda Kunkel comemora o bronze - Foto: Wander Roberto / Exemplus / COB

Ciclismo brasileiro conquista duas medalhas no segundo dia dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Promessas do ciclismo brasileiro, Amanda Kunkel e Gustavo Xavier conquistaram medalhas de bronze em suas respectivas provas

O ciclismo brasileiro somou suas primeiras medalhas neste domingo (01.10) durante o segundo dia de provas dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que está sendo disputado em Santiago, no Chile. Os atletas Amanda Kunkel e Gustavo Xavier conquistaram medalhas de bronze nas provas do Mountain Bike XCO e Contra-relógio Individual.

Na prova de contra-relógio feminina, que integra o quadro de corridas do Ciclismo de Estrada, foi disputada na manhã deste domingo, com presença da ciclista Amanda Kunkel, considerada uma das grandes promessas do ciclismo brasileiro.

Amanda em ação – Foto: Wander Roberto / Exemplus / COB

Amanda pedalou rápido e fez uma prova bastante regular, finalizando sua participação com a medalha de bronze após completar o percurso de 4km em 6min02s. A vitória ficou com a argentina Daniela Valentina Muñoz, que marcou 5min57s, seguida pela colombiana Maria Camila Orliz com 6min01s.

“É muito emocionante conseguir subir ao pódio em uma competição desse nível. Estou muito feliz e agradecida por poder estar aqui representando o meu país. Quero agradecer também toda equipe técnica da confederação que está nos ajudando com tudo que é necessário, minha família que sempre me apoia e todas as pessoas que estão torcendo pelo ciclismo do Brasil. Durante a corrida eu fiquei emocionada com tanta gente gritando o meu nome”, declarou Amanda.

Artur Simeoni – Foto: Wander Roberto / Exemplus / COB

Entre os atletas da prova de contra-relógio masculina, as primeiras colocações foram definidas por menos de 15 segundos. Artur Simeoni percorreu todo o percurso com um ritmo bastante forte, mas menos de quatro segundos tiraram a medalha de bronze do brasileiro que completou a prova na quarta colocação, fazendo 8min33s para completar o trajeto de 6km.

O chileno Hector Quintana (8min23s) ficou com o ouro, seguido pelo colombiano Miguel Hoyos (8min27s) e o argentino Rodrigo Corro (8min29s).

MTB XCO – Confiante após o resultado alcançado na prova de Mountain Bike Eliminator, disputada no sábado, Gustavo Xavier alinhou neste domingo motivado para disputar o Mountain Bike XCO.

Gustavo Xavier com bronze no pódio – Foto: CBC / Divulgação

A prova mais uma vez foi bastante disputada e técnica, exigindo muita atenção dos competidores. Gustavo pedalou sempre entre os líderes e completou o percurso com a medalha de bronze. A medalha de ouro ficou com o colombiano Jeronimo Botero e a prata com o equatoriano Romulo Roman.

“Competir contra atletas de vários países é sempre um desafio diferenciado. A prova foi bastante rápida, mas consegui me posicionar bem desde a largada e fiquei feliz com o resultado. Os jogos estão sendo uma experiência muito legal. Todos nós estamos aprendendo muito aqui e isso é importante para continuarmos evoluindo dentro do esporte”, comentou Gustavo.

Nesta segunda-feira (02.10) os ciclistas da equipe brasileira aproveitam para descansar e retornam para a competição na terça-feira (03.10) disputando as provas do Ciclismo de Pista com os atletas Amanda Kunkel, Artur Simeoni e Vinicius Guimarães.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização