26 de julho de 2024
Pedal Brasil BIKEmotion - Foto: Luciano Milano / FS Fotografia

Melhores ciclistas do Brasil de MTB e estrada disputam provas no Shimano Fest neste domingo

Primeiro dia aberto ao público, sábado (16), teve test-ride com 1.300 participantes e Pedal Inclusivo

O terceiro dia do Shimano Fest, aberto ao público e com entrada gratuita, cumpriu o prometido. O clima de alegria e diversão no rosto dos visitantes de todas as idades nas áreas do festival foi a marca deste sábado (16) de sol e calor, no Jockey Club de São Paulo. Outra vez, o test-ride foi um grande sucesso, com 1.300 pessoas pedalando os principais lançamentos para 2018 de 15 marcas participantes. Um destaque para o Pedal Inclusivo, que emocionou ao proporcionar uma pedalada para deficientes visuais em uma bicicleta dupla. O ficou lotado e atingiu 1.200 bikes durante o dia inteiro. O Shimano Fest acaba neste domingo com competição de Criterium e MTB Short Track, reunindo os melhores ciclistas do Brasil.

A Criterium Road abrirá as atividades, a partir das 7h, na Av. Lineu de Paula Machado. Assim que os ciclistas das principais equipes de estrada do Brasil encerrarem o critério por pontos na avenida do Jockey Club, será a vez das finais do MTB Short Track e do Cyclocross, dentro da arena do maior festival de bike da América Latina.

Gideoni Monteiro – Foto: Fernando Siqueira / FS Fotografia

Representante do Brasil no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro após um jejum de 24 anos sem um brasileiro no ciclismo de pista, o atleta Gideoni Monteiro marcou presença no evento e agitou os amantes do esporte. “Estou muito feliz de estar aqui. É um prazer fazer parte desta grande festa, que está na sua oitava edição. Vim para dar uma na estrutura e fiquei com a certeza de que vai durar vários anos. É um festival da bicicleta na essência”, enalteceu Gideoni.

“É muito bom estar aqui competindo e poder representar a Shimano pelo mundo. A Criterium Road com certeza será bem legal”, contou Gideoni. “Vejo que houve algumas mudanças nas arenas do Shimano Fest e que todos estão elogiando muito. Vou competir neste domingo junto com meus companheiros de equipe e espero poder fazer uma boa prova e colocar a Indaiatuba/HTPro Nutrition/Shimano nos primeiros lugares. Vamos para cima e queremos dar trabalho”, completou.

No mountain bike, os ciclistas tiveram a primeira bateria neste sábado, para as tomadas de tempo do eliminator. Elogios não faltaram, tanto para o evento em si quanto para o traçado de pouco mais de 1 km. “O Shimano Fest 2017 cresceu demais. A estrutura está grandiosa, com mais empresas e marcas. O público respondeu bem, vindo em peso ao festival, e para os atletas é gratificante pedalar com tanta gente assistindo e torcendo. Muito legal para nós do mountain bike poder pedalar dentro de São Paulo, algo que começou com o Shimano Fest, dois anos atrás”, relembrou Ricardo Pscheidt.

“A pista está no nível do trabalho que os organizadores tiveram para construí-la, bem difícil e completa. Vários obstáculos como rampas, rockgarden (jardim de pedras) e trilha com raízes. Está bem montada, contemplando parte física e técnica dos pilotos. Quem vier neste domingo para as finais do MTB Short Rack vai ser presenteado com um show do ciclismo, assim como nas demais áreas do evento”, finalizou Pscheidt.

Chegada dos participantes do Pedal Inclusivo – Foto: Luciano Milano / FS Fotografia

Pedal Inclusivo – As bicicletas duplas (tandem) do aplicativo de carona compartilhada Bikxi foram responsáveis por proporcionar momentos emocionantes e inesquecíveis na área do test-ride. Em uma ação inédita, deficientes visuais da Ong Laramara, localizada no bairro da Barra Funda, em São Paulo (SP), tiveram a oportunidade de sentir o prazer do pedal. Para alguns, a primeira vez na vida em cima da bike, para outros, como Rudnei Ugioni, poder subir em uma bike após mais de 25 anos. 

“A sensação foi de liberdade. Fazia tempo que eu não sentia algo igual. Dá vontade de ficar na bike por muito tempo, sem parar e acelerando. Tenho 36 anos e enxerguei até os 11. Antes, eu andava de bike normalmente. Foi minha primeira vez em uma bike dupla e é legal sentir que a força que o condutor faz nos ajuda a ir mais longe, embora eu tenha pedalado também”, disse Rudnei. “É muito bom, porque nos sentimos incluídos de verdade. Mostra para a sociedade que não há diferenças entre nós e as outras pessoas. Desta forma, nos sentimos muito bem. É gratificante e especial. Foi perfeito”, agradeceu.

Pedais para o Shimano Fest – No primeiro dia aberto ao público, o Pedal Brasil BIKEmotion atraiu mais de 100 pessoas que saíram do Parque do Ibiraquera rumo ao Festival. Neste domingo será vez do Pedal Solidário, saindo às 8h30 do Hotel Intercontinental, na Alameda Santos, para chegar às 11h no Shimano Fest. Nesta ação, os alimentos doados pelos visitantes serão recolhidos e levados logo em seguida para o asilo Lar Bussocaba, às 12h. Depois, o Pedal Solidário volta para o Festival.

Demais atividades do domingo – No Bike Show, a primeira apresentação do dia será de Taiko, logo após a premiação da prova de criterium do Shimano Fest, com o Grupo Kiendaiko, que engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. A partir das 13h, o grupo Sinfonia Rock tomará conta do palco, trazendo um vasto repertório de grandes sucessos do rock internacional, nacional e pop rock. Mais tarde, a partir das 15h, o Carbono Rock se apresenta, com um time de músicos experientes na noite paulistana e a proposta de tocar fielmente os grandes clássicos do rock, passando por diversas épocas até a atualidade.

Arena do Bike Radical – Foto: Filipe Santiago / FS Fotografia

A Arena Kids seguirá com inúmeras atividades para os pequenos, desde os que estão aprendendo a pedalar, no tira-rodinhas, até os mais velhos, que poderão divertir-se na pista de pump track. A principal novidade na área é o Shimaninho, uma disputa inédita e recreativa de bicicleta sem pedal (Balance Bike), em parceria com a empresa Nathor Bicicletas.  Enquanto os pequenos se divertem, as mães podem interagir no Espaço Mulher, com sessões de massagens, pilates, palestras e cursos práticos de oficina mecânica. O ciclo de palestras segue no último dia do Festival, com a mobilidade urbana entre os principais temas, e o Desafio Mecânico terá sua final, com os melhores profissionais após as baterias classificatórias terem sido realizadas no sábado.

Desafio mecânico – Foto: Filipe Santiago / FS Fotografia

Transmissão ao vivo – As principais atrações do domingo serão mostradas ao vivo por Live Streaming em uma parceria inédita com a empresa Xtream (streaming). Elas poderão ser acompanhadas no Facebook oficial da Shimano, em uma parceria com a empresa Xtreme Sports.

Como chegar – O Jockey Club de São Paulo tem fácil acesso pela ciclovia do Rio Pinheiros, ciclovia da Av. Lineu de Paula Machado ou pela ciclofaixa de lazer no domingo (ciclofaixa passa em frente e ao lado do Jockey). O Shimano Fest terá bicicletário disponível (capacidade para mais de 500 bicicletas). As estações de trem mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.

Serviço

Shimano Fest 2017

  • Data e horário: domingo, 17/9, das 10h às 17h30
  • Local: Jockey Club de São Paulo
  • Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim
  • Entrada: Gratuita. A Shimano pede doação de 1 kg de alimento não perecível para entidades assistenciais. Colabore!
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização