29 de maio de 2024
Foto: Marco Aurélio / Sogrão

Guilherme Muller e Isabela Ribeiro vencem a edição 2017 do Desafio Sense Inconfidentes de MTB

Competição reuniu aproximadamente 350 pessoas no último domingo na cidade de Itabirito, Minas Gerais

Sucesso de público e de organização, o Desafio Sense Inconfidentes de MTB aconteceu neste último domingo (10), no Pesque Pague Campestre, em Itabirito (MG). A prova, no formato cross-country, reuniu os apaixonados por mountain bike de todo o país. O ambiente agradável, com estrutura que ofereceu lazer para a família e conforto para os atletas, atraiu cerca de 350 pessoas que foram ao local prestigiar o evento e torcer pelos bikers.

A prova, que retornou depois de 3 anos ausente, mostrou a sua força e popularidade, consolidando-se como uma das principais no calendário oficial de mountain bike. Guilherme Muller, atleta da Sense Factory Racing, conquistou o título na categoria Elite Masculino. Já Isabela Ribeiro, atleta da Specialized, foi a grande campeã no Feminino.

“Em todo lugar onde eu marcava presença, as pessoas me cobravam o retorno da competição. Todos sentiam falta de um evento de MTB em um ambiente agradável, com a natureza ao redor e com um clima familiar. Nosso retorno foi ótimo e conseguimos resgatar o verdadeiro Mountain Bike em Itabirito, cidade que já tem tradição no esporte”, disse Eduardo Soares, organizador do Desafio.

Para Marlen Ferreira, team manager da equipe Sense Factory Racing, estar presente em um evento desse porte contribui para reforçar o posicionamento da marca. “Quando vimos a iniciativa dos organizadores de fazer o Desafio, nós compramos a ideia totalmente, pois achamos fundamental apoiar o esporte e resgatar uma competição que sempre foi bem-vista por todos”, explica.

Ações – Durante a competição, os atletas puderam participar do Momento Power, uma tenda montada pela Power Cycle com duas watt bikes para os atletas testarem e se aquecerem para a prova. Quem passava por lá, também recebia orientações do especialista em treinamento em bicicleta, Rodrigo Barbosa.

Essa é uma oportunidade de estar mais perto dos atletas e mostrar que podemos contribuir para a preparação deles em competições como o Desafio aqui em Itabirito. Para um atleta de performance, qualquer milésimo de segundo faz diferença no resultado e ter um treinamento adequado ajuda nisso”, afirma João Paulo, coordenador de marketing da Power Cycle.

Pontos de hidratação foram distribuídos ao longo do percurso para refrescar os bikers.

Quanto ao público, além de apreciarem a corrida, puderam conferir as novidades dos produtos para bicicletas expostos nos estandes que estavam no local, como o da FLBikes, Estiloventura, Bicishop e Off Camber. Além disso, eles tiveram a chance de degustar uma nova cerveja artesanal mineira, a Bend Beer.

Os lojistas comemoraram o bom resultado. “Eu já estava ansioso para o retorno da competição. Acredito que é uma parceria que a gente faz para fortalecer toda a cadeia do esporte. O desafio traz retorno para nós e também para o município. Participar é contribuir para o seu crescimento”, revela Felipe Augusto, sócio- proprietário da FL Bikes.

A prova – A prova foi bem dinâmica, com um circuito de 6,6 km de extensão que agradou a todos os participantes. O trajeto, bastante técnico, mesclou singletracks, subidas e descidas em terreno de cascalho.

“Conheço o circuito já a algum tempo, pois participo da competição desde 2002 e posso afirmar que ela representa o verdadeiro MTB: cheio de trilhas, rockgardens, etc.”, conta Fernando de Oliveira, vencedor da categoria Sub-35.

A primeira largada foi às 8h, com intervalos de dois minutos para cada categoria. Já a segunda largada foi às 10h, com os atletas das categorias Master, Juvenil e Infantil. Os organizadores alinharam os bikers da seguinte forma: Sub-35/Sub-40, Sub-45/Sub-50, Sub-17, Sub-55/Sub-60, Over 60 e Sub-15.

Por fim, os atletas profissionais e a categoria Sub-30 fizeram a terceira largada às 12h40, com os atletas da categoria Super Elite Masculino, Junior, Super Elite Feminino, Sub-30.

A disputa foi acirrada, principalmente na categoria Elite Masculino. O vencedor do desafio, disse que ele e os demais atletas largaram muito juntos e fecharam a primeira volta quase empatados. ”Depois disso, eu impus um ritmo foi mais forte e constante, conseguindo abrir uma pequena vantagem e ganhando a prova”, frisa Guilherme Muller.

Rubens Donizete, da equipe Sense e segundo colocado da categoria afirmou que gostou de participar novamente da prova. “Foi uma disputa bem legal, pois o circuito é bem técnico e divertido. Foi uma ótima oportunidade para a gente manter a nossa performance, ganhar mais experiência e técnica para as outras provas. Gostei da competição ter voltado com esse circuito e cenário”.

Na prova da Elite Feminina, Isabela Ribeiro, foi a grande vencedora e só teceu elogios ao desafio. “Gostei muito da estrutura e, a competição provou que possui um dos melhores circuitos do Brasil, sendo referencia de um XCO bem técnico, exigente e duro. Foi sensacional, o percurso e a organização”, ressalta.

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento, que visa estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain-bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas.

Premiação – No desafio, os vencedores foram contemplados com um troféu, medalhas, brindes da DaMatta, LM Bike e Bontranger. Todos saíram felizes e satisfeitos com os brindes.

Além disso, foi sorteada uma bicicleta Trek X Caliber 9. O sorteio foi um dos pontos altos do evento. Quem saiu com uma bike nova foi Felipe Miranda.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização