23 de maio de 2024
Bike Expo - Foto: Cris Alves / FS Fotografia

Festival da Bicicleta tem entrada franca e atrações para a família neste fim de semana

Shimano Fest será aberto ao público neste sábado e domingo (16 e 17) e contará com exposição de produtos, competições, shows, palestras e atividades, passeios, food-trucks, brindes e muito mais

Maior festival de bicicleta da América Latina, o Shimano Fest vai ser uma verdadeira festa para a família neste final de semana na capital paulista. O evento, gratuito, será nos dias 16 e 17 de setembro, a partir das 10h, no Jockey Club de São Paulo, e marcará a abertura da Semana de Mobilidade Urbana. Terá exposição de bicicletas e produtos das principais marcas nacionais e internacionais, test-ride, competições com atletas olímpicos, shows, palestras, atividades segmentadas para mulheres e crianças, passeios, área com food-trucks e food-bikes, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal, como ferramenta de mobilidade urbana. A entrada é gratuita e a organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições assistenciais.

O Shimano Fest chega à oitava edição em 2017. E está maior e melhor. O festival ampliou a estrutura de 2016, mantendo as mesmas áreas que fizeram sucesso no último ano, quando o evento recebeu mais de 20.500 visitantes. São elas: Arena Expo, Espaço Mulher, Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility. Não esquecendo o espaço gastronômico, que foi aumentado e terá 30 food-trucks e food-bikes.

Bike Radical – Foto: Filipe Santiago / FS Fotografia

Arena Expo – Uma das grandes atrações do Shimano Fest é a Expo. Bikes, equipamentos e acessórios de grandes marcas – são mais de 200 empresas -, sempre com muitas novidades e tendências para 2018, chamam a atenção dos visitantes. A exposição será em uma área coberta, com segurança interna para conforto de todos, visitantes e expositores. Haverá ainda o test-ride, com 18 das marcas confirmadas na exposição, em uma pista especial e desafiadora, com a presença de subidas, proporcionando que as E-bikes e os novos modelos sejam bem testados.

Na programação da Expo haverá ainda palestras e treinamentos, tanto para profissionais do mercado, quanto para o público em geral. E, atendendo a solicitação de lojistas e expositores, o evento será das 10h às 20h no três primeiros dias, 14, 15 (dias exclusivos para o trade) e 16 de setembro, enquanto no domingo tem início às 10h e término às 17h30.

Criterium road no Shimano Fest – Foto: Filipe Santiago / FS Fotografia

Esporte – No Bike Radical e Bike Competition, os melhores atletas das duas rodas, brasileiros e estrangeiros, se apresentam em uma variedade de modalidades, como BMX Radical, MTB e ciclismo de estrada, além de mais uma edição do Desafio Técnico, em parceria com a Escola Park Tool. Os ciclistas Olímpicos Raiza Goulão e Gideoni Monteiro, e Lauro Chaman, campeão mundial paralímpico, estão confirmados nas disputas. Haverá ainda uma novidade: a realização do Mountain Bike Short Track em formato Cross Country Eliminator (XCE) no fim de tarde de sábado (16).

Shimano Short Track – Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

O Short Track é uma prova de mountain bike de pista reduzida, em um circuito de 1.100 metros, e integra o evento desde a primeira edição, em 2010. Neste ano, reunirá mais uma vez os melhores atletas do País na modalidade, com atividades no sábado e domingo. A novidade na edição 2017 fica por conta da prova de cross country eliminator (XCE). No ciclismo de estrada, a Criterium possui categoria elite e amadores, masculina e feminina. Ciclistas profissionais de renome irão competir. Outros atletas Olímpicos como Renato Rezende (BMX) e Reinaldo Colucci também são presenças confirmadas no evento.

Shows de rock vão agitar o festival – Foto: Maximiliano Blanco/Shimano

Bike Show – Atrações musicais não faltarão no Shimano Fest. O “Festival de Música Groove – Sons da Paulista” é inspirado pelo sucesso de grupos musicais que se apresentam na região da Paulista. O já tradicional show de Taiko, com os tambores japoneses, também está confirmado.

Estão confirmadas no Festival, marcado para o sábado (16) entre 11h e 18h, as bandas ‘Amoradia do Som’, ‘Zumbi e o Folclore’, ‘Banda DonaLaíde’ e ‘Banda Luzia’. Ainda no sábado, a banda Remove Silence se apresenta e encerra o dia tocando o melhor do hard rock. No domingo, a primeira apresentação do dia no Bike Show será de Taiko, logo após a premiação da prova de criterium do Shimano Fest, com o Grupo Kiendaiko, que engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. 

Apresentação de Taiko – Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

A partir das 13h, o grupo Sinfonia Rock tomará conta do palco, trazendo um vasto repertório de grandes sucessos do rock internacional, nacional e pop rock. Mais tarde, a partir das 15h, o Carbono Rock se apresenta, com um time de músicos experientes na noite Paulistana, e a proposta de tocar fielmente os grandes clássicos do rock, passando por diversas épocas até a atualidade.

Responsabilidade social – A inclusão também integra a programação do Shimano Fest. O Pedal Inclusivo possibilitará a deficientes visuais a oportunidade de pedalarem em uma bike tandem (para duas pessoas) do recém lançado aplicativo Bikxi. Pessoas sem a deficiência também poderão vivenciar a experiência com o uso de vendas. A atividade estará disponível em todos os dias do evento. Os alimentos não perecíveis doados pelo público que visitar o evento serão recolhidos pela Ong Pedal Solidário e pela Casa da Prece Chico Xavier, serão entregues a famílias carentes e idosos.  

O Shimano Fest marca a abertura da Semana da Mobilidade 2017. Assim, o Bike Mobility terá um ciclo de palestras no sábado e domingo, a partir das 11h, aberto para as discussões e debates sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade com especialistas e cicloativistas. Também haverá uma mesa redonda apresentando o evento Velo-City Rio 2018 com enfoque em mobilidade, no sábado, às 16h.

Criançada se diverte durante pedal – Foto: Divulgação / FS Fotografia

Bike kids – A principal novidade na Arena Kids será o Shimaninho, uma disputa inédita e recreativa de bicicleta sem pedal (Balance Bike) em parceria com a empresa Nathor Bicicletas, sábado e domingo, a partir das 13h, valendo prêmios e medalhas para os pequenos. Sucesso em todas as edições com a criançada, o tira-rodinhas também está na programação. Trata-se de um dos momentos mais importantes para os pequenos aprenderem a andar de bicicletas sem apoio. O Circuito pump track é diversão garantida para a criançada mais expert na bike, com um traçado que simula uma pista de BMX com rampas, elevações e curvas, onde a criança começa a pedalar e depois vai apenas no embalo. Outra competição, o ‘Desafio sem Corrente’, onde os participantes competem em bicicletas sem corrente, promete animar a garotada nos dois dias de evento.

Espaço Mulher – No Shimano Fest, as mulheres ganham uma área dedicada a elas, com diversas atrações. No sábado, das 13h às 18h30, e no domingo, das 11h às 17h, a área de massagens estará aberta, com sorteios para quem participar do ciclo de palestras que vai acontecer no espaço. Também haverá pilates nos dois dias, às 17h e 11h, respectivamente, e a Oficina Mecânica com Magda Oliveira, em ambas as datas, às 15h. Entre as palestras, os temas são os seguintes: ‘Como evitar lesões articulares’, `Minha história na Rio 2016`, com Sandra Kawasaki, ‘Pedalar na estrada: como começar?’ ‘Cicloturismo Austrália e Nova Zelândia’, ‘Fisiologia do Esporte’, ‘Ciclismo na saúde íntima da mulher’ e ‘Legendária Rota 66 nos Estados Unidos’.

“Esse é o Shimano Fest, um evento para todos os públicos e todas as idades e, o melhor, com entrada gratuita, seja para os dias exclusivos dos profissionais do mercado, ou para o fim de semana, quando convidamos o público em geral para conhecer tudo a respeito do ciclismo”, destaca Rogerio Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America. “A Arena Kids é uma tradição desde as primeiras edições e sempre faz sucesso com a criançada, se divertindo o tempo inteiro. Já o Espaço Mulher foi uma ideia que veio crescendo e, desde 2016, temos uma área exclusiva para as mulheres. Assim, o festival torna-se uma ótima opção de entretenimento e lazer para toda a família”, completa.

Transmissão ao vivo – As principais atrações do domingo (17) serão mostradas ao vivo por Live Streaming em uma parceria inédita com a empresa Xtream (streaming), poderão ser acompanhadas no Facebook oficial da Shimano, em uma parceria com a empresa Xtreme Sports.

Programação

Competições

Sábado

Short Track

  • 9h30 às 12h – Treino livre pista Short Track
  • 12h às 13h30 – Tomada de tempo – Lojista/Expositor/Mídia e Amadores –
  • 12h às 12h15 – Lojista
  • 12h15 às 12h30 – Expositor
  • 12h30 às 12h45 – Mídia
  • 12h45 às 13h05 – Amador Feminino
  • 13h05 às 13h25 – Amador Masculino
  • 13h30 às 14h – Congresso técnico – Super Elite Masculina e Feminina
  • 15h às 17h – Tomada de tempo Super Elite Masculina e Feminina
  • 17h30 – Eliminator – 16 melhores tempos Super Elite Masculina e 8 melhores da Super Elite Feminina

Domingo

Criterium

7h às 10h – Prova de ciclismo de estrada

Short Track

  • 10h30 – 1ª bateria classificatória da Super Elite Masculina
  • 11h30 – 2ª bateria classificatória Super Elite Masculina
  • 12h30min: Final Super Elite Feminina
  • 13h30min: Ciclocross
  • 14h: Final Amador Masculino
  • 14h30 – Final Amador Feminino
  • 15h30min: Final Super Elite Masculina

Bike Show

Sábado

  • 9h30 – Playlist Spotify
  • 11h30 – Festival Groove – Banda Zumbi e o Folclore
  • 13h – Festival Groove – Banda Luzia
  • 14h – Premiação mídia/expositor
  • 15h – Festival Groove – Banda DonaLaíde
  • 16h30 – Festival Groove – Banda Amoradia do Som
  • 17h30 – Festival Groove – premiação
  • 18h – Show de rock – Banda Remove Silence
  • 19h – Premiação Short Track Eliminator
  • 19h30 – Show de rock – Banda Remove Silence

Domingo

  • 9h30 – Playlist Spotify
  • 11h – Premiação Criterium
  • 11h30 – Taiko
  • 13h – Show Sinfonia Rock
  • 15h – Show Carbono Rock
  • 16h30 – Premiação Elite Masculina
  • 17h – Show Carbono Rock

Espaço Mulher

Sábado

  • 11h – Como evitar lesões articulares – fisioterapeuta Weslei V Lima
  • 12h – Minha história na Rio 2016 – Sandra Kawasaki
  • 13h – Pedalar na estrada: como começar? – Adriana Vojvodic
  • 14h – Cicloturismo (Austrália e Nova Zelândia) – Helen Cardoso
  • 15h – Oficina mecânica – Magda Oliveira
  • 17h – Pilates – Espaço Manawa
  • 18h – A legendaria Rota 66 de bike – Caca Strina
  • 13h a 18h30 – Massagem – com sorteio para os participantes das palestras

Domingo

  • 11h – Pilates – Espaço Manawa
  • 12h – Minha história na Rio 2016 – Sandra Kawasaki
  • 13h – Ciclismo na saúde íntima da mulher – Dra Mirim Kracochansky
  • 15h30 – Oficina mecânica – Magda Oliveira
  • 11h – 16h30 – Massagem – com sorteio para os participantes das palestras

Palestras

Sábado

  • 11h – Altos rolês pelos Países Baixos – JB Carvalho
  • 12h – Cicloturismo com crianças – Fabio Nitschke
  • 13h – Startups e as novas oportunidades no mercado da bike – Reneide Campelo
  • 16h – Mesa redonda – Velocity Rio 18

Domingo

  • 11h – Cicloturismo com crianças – Fabio Nitschke
  • 12h – Altos rolês pelos Países Baixos – JB Carvalho
  • 13h – O BMX nas Olimpíadas – Renato Rezende
  • 14h30 – Startups e as novas oportunidades no mercado da bike – Reneide Campelo

Espaço Kids

Sábado

  • 11h30 – 17h30 – Pista de Pump Track
  • 13h – Competição Shimaninho de Balance Bike
  • 14h – Desafio Sem Corrente

Domingo

  • 11h30 – 17h30 – Pista de Pump Track
  • 13h – Competição Shimaninho de Balance Bike
  • 14h – Desafio Sem Corrente

Arena Radical

Sábado

  • 16h – BMX Flat
  • 17h – Apresentação de Dirt Jump

Como chegar – O Jockey Club de São Paulo tem fácil acesso pela ciclovia do Rio Pinheiros, ciclovia da Av. Lineu de Paula Machado ou pela ciclofaixa de lazer no domingo (ciclofaixa passa em frente e ao lado do Jockey). O Shimano Fest terá bicicletário disponível (capacidade para mais de 500 bicicletas). As estações de trem mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.

Serviço

Shimano Fest 2017

  • Data: 14 e 15 (exclusivos para profissionais do mercado) e 16 e 17 de setembro (festival aberto a todos) 
  • Horário: quinta a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 17h30
  • Local: Jockey Club de São Paulo
  • Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim
  • Entrada: Gratuita. A Shimano pede doação de 1 kg de alimento não perecível para entidades assistenciais. Colabore!
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização