29 de maio de 2024

Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprova o transporte de bicicletas em ônibus

Suportes para o transporte de bikes poderão ser instalados na parte traseira ou dianteira dos ônibus, que passarão a ser chamados de “Bike Bus”, de acordo com o Projeto de Lei 1488/15

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite às empresas de transporte coletivo instalar suportes para bicicleta em seus ônibus.

Os suportes poderão ser instalados na parte traseira ou dianteira dos ônibus, que passariam a ser chamados de “Bike Bus”, de acordo com o Projeto de Lei 1488/15, do deputado Rogério Rosso (PSD-DF).

Ao recomendar a aprovação do projeto, o relator na comissão, deputado João Rodrigues (PSD-SC), ressaltou que a proposição “procura melhorar a mobilidade urbana no Brasil, ao incentivar e tornar possível a integração entre o transporte público coletivo e as bicicletas”, ressaltou.

João Rodrigues: “Projeto procura melhorar a mobilidade urbana no Brasil, ao incentivar e tornar possível a integração entre o transporte público coletivo e as bicicletas” – Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Editais – Por orientação de Rodrigues, o texto foi aprovado sem a parte que determinava que os editais expedidos após a medida entrar em vigor deveriam especificar as linhas do bike bus. A regra, explicou, criaria obrigatoriedades para o poder público municipal e estadual, que são os responsáveis pela implementação do sistema.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para estabelecer que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) discipline a implantação dos suportes.

Tramitação – Já aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, o projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia a íntegra da Proposta:

Fonte: Agência Câmara, por Noéli Nobre, com edição de Newton Araújo
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização