12 de abril de 2024
Clemilda Fernandes é campeã - Foto: Wesley Kestrel / CBC

Clemilda Fernandes é tricampeã consecutiva de Ciclismo de Estrada

Categorias femininas disputaram o título da prova de resistência nesta sexta (25)

A ciclista olímpica e atual campeã brasileira Clemilda Fernandes, que já representou o Brasil nas últimas três olimpíadas, fez bonito e conquistou o seu terceiro título brasileiro de Ciclismo de Estrada consecutivo nesta sexta-feira (25) em Maringá, no Paraná. 

Com um trabalho em equipe bastante agressivo, as irmãs Clemilda Fernandes e Marcia Fernandes dominaram completamente a competição. Escapadas ao lado de Ana Paula Polegatch, o trio chegou a colocar mais de três minutos nas adversárias. No final, Clemilda festejou a vitória cruzando a linha de chegada com 3h14min46s para completar os 108 quilômetros de prova. Ana Paula Polegatch levou a prata, enquanto Márcia ficou com o bronze, ambas com o mesmo tempo da campeã.

Pódio da Elite – Foto: Luis Claudio Antunes / CBC

“Primeiramente gostaria de parabenizar a confederação pela escolha do circuito, que realmente seleciona as melhores atletas e exige o máximo dos competidores. Eu estou muito feliz por conquistar o meu terceiro título consecutivo, e isso demonstra que estou em uma ótima fase. Agora é seguir focada treinando cada vez mais e já pensar nos próximos objetivos da temporada”, declarou a campeã.

Nas categorias de base, a paranaense Amanda Kunkel (Clube Maringaense de Ciclismo), que já conquistou várias medalhas em campeonatos nacionais de Estrada e pista, venceu a prova da juvenil em grande estilo. Depois de conseguir o ouro na corrida contrarrelógio, Amanda pedalou forte na prova de resistência e ainda nos primeiros quilômetros conseguiu escapar junto com Julia Braga, que defende a equipe S.E.T Mogi Guaçu.

Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Junior – Foto: Luis Claudio Antunes / CBC

No sprint final Amanda levou a melhor e ficou com a medalha de ouro marcando 1h09min33s nos 36 quilômetros de prova, enquanto Julia conquistou a prata com 1h09min41s. Na chegada do grupo principal, Julia Constantino venceu a chegada com e garantiu a medalha de bronze com o tempo de 1h20min45s.

“Eu e a Julia conseguimos fazer uma fuga logo no início da prova e abrimos uma boa margem de diferença até a chegada. No sprint consegui a vitória e estou muito feliz, principalmente por estar competindo em casa com o apoio da minha equipe inteira e minha família”, declarou Amanda Kunkel.

Pódio da Juvenil Feminino – Foto: : Luis Claudio Antunes / CBC

Na categoria Sub-23 Feminino a vitória ficou com Thayná Araujo (Memorial/Santos) que comemorou muito o bicampeonato após percorrer 108 quilômetros em 3h29min36s. Wellyda Rodrigues (Funvic/Brasil Pro Cycling), atual campeã Pan-Americana, terminou na segunda colocação, e Ana Paula Casetta (Clube Maringaense de Ciclismo) completou o pódio, ambas com o mesmo tempo da campeã. Entre as demais categorias, os campeões foram Juliana da Silva (ABEC/Rio Claro) na Junior Feminino, e Ana Gabriela Nogueira (Gilmar Bicicletas) na Infanto-juvenil Feminino.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização