Com estrutura internacional, evento realizado em Santana dos Montes (MG) foi válido pelo ranking mundial UCI e também definiu os campeões mineiros de MTB XCO
Foi realizado neste fim de semana no Hotel Fazenda da Chácara, em Santana dos Montes (MG), a edição 2017 do XCO Internacional Estrada Real, prova válida pelo ranking mundial UCI e que também definiu os campeões mineiros de mountain bike cross-country olímpico (XCO).No Masculino, Luiz Henrique Cocuzzi superou o mineiro Sherman Trezza e conquistou o 1º lugar.
“Foi uma prova muito disputada desde o início, com pelotão de 7 a 10 atletas nas primeiras três voltas. Em um ponto estratégico, arranquei na quarta volta e consegui uma vantagem na liderança, mantendo até o final para vencer”, conta Cocuzzi. “A pista era bem diversificada, rápida, com subidas, planos e singletracks, o circuito era bem divertido de pedalar. Foi um evento muito bem estruturado. É muito bom ter uma prova UCI no Brasil e são pontos importantes no ranking internacional”, completa.
Na segunda colocação ficou Sherman Trezza, natural de Lambari (MG). Primeiro mineiro a cruzar a linha de chegada na Elite Masculino, Sherman ficou com o título de campeão mineiro MTB XCO 2017.
Na Elite Feminino, a briga ficou entre as mineiras Letícia Cândido e a experiente Érika Grasmiscelli.
“A prova foi ótima. Uma pista onde qualquer ciclista pedala, porém para os profissionais a diferença ficou na velocidade em se fazer o trajeto que exigia bastante agilidade. E a subida bem íngreme e longa onde foi o ponto para essencial para muitos atletas de destacarem. Minha prova não podia ter sido melhor, fui a campeã, consegui me ligar bem com a pressão da segunda colocada que me marcou a pista inteira durante as 5 voltas e cheguei com 30seg de vantagem”, comentou a campeã Letícia Cândido que, com a vitória, também garantiu o título de campeã mineira de mountain bike XCO 2017.
Resultados
Masculino
- Luiz Henrique Cocuzzi – 1h24:49 (30 pontos UCI)
- Sherman Trezza de Paiva – 1h25:20 (20 pontos UCI)
- Guilherme Gotardello Muller – 1h25:45 (15 pontos UCI)
- Rubens Donizete Valeriano – 1h27:05 (12 pontos UCI)
- Mario Couto – 1h27:09 (10 pontos UCI)
- Carlos Alberto Fernandes Olimpio – 1h27:17 (8 pontos UCI)
- Alysson Serra – 1h27:30 (6 pontos UCI)
- Erick Bruske – 1h28:38 (4 pontos UCI)
- Edson Gilmar de Rezende – 1h29:10 (2 pontos UCI)
- Jefferson Batista – 1h31:03 (1 ponto UCI)
Feminino
- Letícia Cândido
- Érika Gramiscelli
- Karen Olímpio
- Danielle Maria de Morães
- Márcia Helena