30 de abril de 2024
Foto: Rodrigo Philipps / Divulgação

All Mountain Enduro Cup reúne talentos da modalidade em Nova Hartz (RS)

Primeiro campeonato de Enduro MTB no Sul do país contará com três etapas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul

Bike, natureza, amizade e adrenalina. Se fosse possível resumir o Enduro em poucas palavras, certamente essas estariam entre elas. É com esse espírito que alguns atletas do Rio Grande do Sul criaram a All Mountain Enduro Cup – o primeiro campeonato de Enduro MTB no Sul do país.

“A região Sul sempre foi um celeiro de grandes atletas do Downhill e do Cross-Country nacional. A All Mountain Enduro Cup pretende unir o que cada uma dessas modalidades tem de melhor e revelar novos talentos, até mesmo de nível internacional” – comenta Diego F. Petry Becker, um dos organizadores do evento.

Foto: Rodrigo Philipps / Divulgação

O Enduro é uma modalidade em franca expansão. Seu crescimento está relacionado ao andamento da prova, que é composta por trechos não cronometrados utilizados para deslocamento (geralmente subidas, com ritmo moderado) e trechos cronometrados denominados de Especiais. O grande diferencial é o clima amistoso, onde no próprio deslocamento é possível fazer amizades e até mesmo botar o papo em dia com os amigos, o que é menos comum em outras modalidades. Em contrapartida, nas Especiais é necessário alto preparo físico e muita técnica, sendo realizadas em trilhas e contendo trechos de rock gardens, singletracks e root gardens,  que garantem a diversão dos participantes.

Foto: Rodrigo Philipps / Divulgação

“Apesar de relativamente novo, muitos bikers tem o All Mountain como hobby sem mesmo saber da existência dele como modalidade. Acredito que o crescimento do Enduro está relacionado à isso, pois essa é a essência do Mountain Bike” destaca Juliano Spolidoro Milesi, conhecido como “Kamikaze”, idealizador e um dos mecânicos mais respeitados do país.

Foto: Rodrigo Philipps / Divulgação

Para o ano de 2017 serão realizadas três etapas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A primeira já possui data definida e está marcada para os dias 24 e 25 de junho na cidade de Nova Hartz. A cidade foi escolhida por apresentar um relevo propício para a prática do Mountain Bike, uma ótima infra-estrutura e trilhas que prometem surpreender os participantes. Segundo João Fagundes, responsável pelo planejamento e seleção das pistas, o grande diferencial  da All Mountain é a excelência na organização, na estrutura do evento  e o alto nível das Especiais.

A iniciativa pretende não só suprir uma demanda dos atletas, mas também aquecer o mercado do ciclismo, assim como a economia das cidades sede, frisa Tiago Lumertz dos Santos, empresário do ramo do ciclismo.

Foto: Rodrigo Philipps / Divulgação

“A regionalização dos campeonatos é uma tendência diante do cenário econômico atual. Nem todos tem tempo e estrutura para ir à outro estado ou outro país para competir um campeonato durante o ano. Acreditamos que os campeonatos regionais surgirão cada vez em maior número e que fortalecerão a modalidade com atletas ainda mais bem preparados” finaliza Diego.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização