Primeiro campeonato de Enduro MTB no Sul do país contará com três etapas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul
Bike, natureza, amizade e adrenalina. Se fosse possível resumir o Enduro em poucas palavras, certamente essas estariam entre elas. É com esse espírito que alguns atletas do Rio Grande do Sul criaram a All Mountain Enduro Cup – o primeiro campeonato de Enduro MTB no Sul do país.“A região Sul sempre foi um celeiro de grandes atletas do Downhill e do Cross-Country nacional. A All Mountain Enduro Cup pretende unir o que cada uma dessas modalidades tem de melhor e revelar novos talentos, até mesmo de nível internacional” – comenta Diego F. Petry Becker, um dos organizadores do evento.
O Enduro é uma modalidade em franca expansão. Seu crescimento está relacionado ao andamento da prova, que é composta por trechos não cronometrados utilizados para deslocamento (geralmente subidas, com ritmo moderado) e trechos cronometrados denominados de Especiais. O grande diferencial é o clima amistoso, onde no próprio deslocamento é possível fazer amizades e até mesmo botar o papo em dia com os amigos, o que é menos comum em outras modalidades. Em contrapartida, nas Especiais é necessário alto preparo físico e muita técnica, sendo realizadas em trilhas e contendo trechos de rock gardens, singletracks e root gardens, que garantem a diversão dos participantes.
“Apesar de relativamente novo, muitos bikers tem o All Mountain como hobby sem mesmo saber da existência dele como modalidade. Acredito que o crescimento do Enduro está relacionado à isso, pois essa é a essência do Mountain Bike” destaca Juliano Spolidoro Milesi, conhecido como “Kamikaze”, idealizador e um dos mecânicos mais respeitados do país.
Para o ano de 2017 serão realizadas três etapas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A primeira já possui data definida e está marcada para os dias 24 e 25 de junho na cidade de Nova Hartz. A cidade foi escolhida por apresentar um relevo propício para a prática do Mountain Bike, uma ótima infra-estrutura e trilhas que prometem surpreender os participantes. Segundo João Fagundes, responsável pelo planejamento e seleção das pistas, o grande diferencial da All Mountain é a excelência na organização, na estrutura do evento e o alto nível das Especiais.
A iniciativa pretende não só suprir uma demanda dos atletas, mas também aquecer o mercado do ciclismo, assim como a economia das cidades sede, frisa Tiago Lumertz dos Santos, empresário do ramo do ciclismo.
“A regionalização dos campeonatos é uma tendência diante do cenário econômico atual. Nem todos tem tempo e estrutura para ir à outro estado ou outro país para competir um campeonato durante o ano. Acreditamos que os campeonatos regionais surgirão cada vez em maior número e que fortalecerão a modalidade com atletas ainda mais bem preparados” finaliza Diego.