21 de abril de 2024

Fox atualiza sua linha de garfos de amortecimento para bicicletas de enduro

Linha Fox 36 passa a contar com o novo sistema de ajuste de volume interno EVOL, que aumenta a sensibilidade da suspensão em pequenos impactos

O fabricante de amortecedores para bicicletas Fox anunciou à imprensa especializada que sua linha de garfos de suspensão Fox 36 passarão a contar com mais uma possibilidade de ajuste que adiciona uma substancial melhora na leitura do terreno durante a pedalada.

Destinada ao uso em bicicletas de All Mountain e Enduro, a linha Fox 36 (o número é uma referência ao diâmetro em milímetros de suas canelas internas) é um dos modelos mais vendidos da marca norte-americana. Disponível em três versões: Factory (com revestimento Kashima nas canelas internas), Performance Elite e Performance, passará a contar a partir de 2018, além dos tradicionais controles de compressão e de retorno, com um ajuste interno do volume de sua câmara de ar primária (positiva) denominado EVOL.

Maior volume de ar – Para garantir um funcionamento mais linear nos primeiros 25% do curso de amortecimento,  a Fox aumentou o volume internos das câmaras de ar positiva e negativa do sistema pneumático da nova linha Fox 36 2018. Com a alteração, houve um aumento na sensibilidade diante pequenos impactos como os causados por estradas de terra batida. Para alterar estas características e tornar a curva de amortecimento mais progressiva, é possível alterar o volume interno da câmara de ar positiva mediante a utilização de espaçadores plásticos.

De acordo com o fabricante, a nova tecnologia deverá também ser aplicada nos demais modelos 2018 da marca.

Detalhe da tabela de pressões recomendadas impressa na parte posterior da canela esquerda

Externamente, a nova linha de garfos não apresentou alteração significativa, mantendo o grafismo na cor laranja sobre fundo escuro. A notável exceção vai para a tabela orientativa de pressões recomendadas, impressa na parte traseira da perna esquerda da suspensão, recurso quase sempre presenta nas marcas concorrentes, mas até então inédita nos garfos Fox.

Detalhe do dial de ajuste FIT de compressão de baixa e alta velocidade
Detalhe do dial de ajuste FIT de compressão de baixa e alta velocidade

A outra perna do garfo abriga o consagrado sistema hidráulico FIT (Fox Isolated Technology), que permite ajustes isolados de compressão de alta e baixa velocidade, além da velocidade de retorno. Para garantir um funcionamento suave e sem falhas, os novos garfos contam com novos retentores de baixa fricção e um novo sistema de lubrificação interna que melhora o fluxo de óleo de forma proporcionar uma compressão e retorno mais suaves.

O sistema FIT utiliza também um exclusivo circuito duplo, que permite um retorno mais controlado em grandes impactos e uma recuperação de curso mais rápida em sequências rápidas de obstáculos. Já o ajuste de compressão é controlado através de um dial externo com três opções de ajustes de de alta velocidade e 22 de baixa.

Variedade de opções – a nova linha de garfos de suspensão Fox 36 2018 será disponibilizada para os seguintes formatos de roda:

  • 27,5″ (com 150, 160 ou 170mm de curso);
  • 29″ (150 e 160mm de curso);
  • 26″ (100, 160 e 180mm).
A nova linha Fox 36 2018 será disponibilizada com três opções de eixos para rodas

Já as opções de eixo de roda dianteira são:

  • 15x110mm (Boost);
  • 15x100mm;
  • 15/20mm.

No que diz respeito ao tubo da caixa de direção, todos os modelos serão disponibilizados com espigas cônicas, com exceção dos garfos para rodas aro 26″, que possuem perfil reto e medida de tubo 1-1/8″.

Preços

Modelo Preço
Fox 36 Factory FIT 4 1.280 euros
Fox 36 Factory RC2 1.370 euros
Fox 36 Factory Speed Pedelec FIT 4 (específico para e-bikes, com chassis reforçado) 1.280 euros
Fox 36 Performance Elite FIT 4 1.170 euros
Fox 36 Performance Elite RC2 1.259 euros
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização