12 de abril de 2024
Foto: André Souza

Pista Asa Racing garante alto nível da disputa na Copa São Paulo de Bike Downhill

Bem inclinada no início, bastante veloz da metade até o final, passando por trechos de mata fechada ao estilo do puro Downhill. É assim que os principais pilotos da modalidade definem a pista Asa Racing, localizada na Praia do Itararé, em São Vicente (SP)

Uma das melhores pistas do Brasil para a prática do downhill. Essa é a certeza que os pilotos que participarem da Copa São Paulo Open de Bike Downhill, em São Vicente (SP), terão neste fim de semana (11 e 12 de fevereiro), ao chegarem na pista Asa Racing. A competição terá 200 vagas e a expectativa de receber não somente pilotos de todo o Brasil, como também atletas internacionais, em reta final de preparação para a Descida das Escadas de Santos, na semana seguinte.

Bem inclinada no início, bastante veloz da metade até o final, passando por trechos de mata fechada ao estilo do puro Downhill. É assim que os principais pilotos da modalidade definem a pista Asa Racing, localizada na Praia do Itararé. “A Asa Racing tem um nível bem alto, talvez um dos mais altos do Brasil. Desta forma, torna-se uma das melhores pistas do país. O atleta precisa de um nível técnico muito bom para andar nela. Tem de tudo que a gente gosta. Raízes, pedras, pulos e gaps. A dificuldade está em soltar o freio, porque é uma pista bem íngreme”, conta Carlos “Minhok” Nascimento Junior, piloto local da categoria Master C.

Além de ser piloto de downhill, Minhok é o principal responsável pela manutenção da pista, e dá mais detalhes sobre a Asa Racing. “A pista tem trechos mais difíceis como o bambuzal no começo, parte bem temida. O mudinho, que é um drop de quatro metros e na sequência vem um pulo bem alto. Vai do piloto soltar o freio para ir mais longe e mais alto. Curvas fechadas, técnicas, de alta velocidade e baixa. Tem de tudo um pouco”, destaca Minhok, que conta a novidade para a competição: 

“Para a Copa São Paulo Open de Bike Downhill deixamos mais difícil a parte final da Asa Racing, que será tão intensa quanto no começo, na área do bambuzal, por exemplo. Antigamente era só uma curva para a esquerda e o drop final para chegar na linha de chegada. Agora, para chegar no fim, haverá outro drop, este com dois metros de altura, que vai garantir a alta velocidade. Aí, a pilotagem do piloto fará a diferença”, complementa o atleta santista.

Pista – A Asa Racing fica localizada na Praia do Itacaré, no Morro da Asa Delta, em São Vicente. A largada é feita a uma altitude de 180 metros e a pista tem uma extensão total de aproximadamente 900 metros em uma trilha natural. A linha de chegada fica próxima a estação João Ribeiro do recém inaugurado VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que liga as cidades de São Vicente e Santos.

Categorias – A competição contará com 12 divisões nas categorias Rígida e Full: Para os homens, Infanto-Juvenil (até 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos) e Sub-23 (de 19 a 23 anos), Pro, Sub-30 (23 a 29 anos), Master A (30 a 34 anos), Master B (35 a 39 anos) e Master C (40 a 44); na Feminina haverá as disputas Pro, Sub-23 e Junior.

Bônus – Os pilotos com os melhores tempos da competição, na Pro Masculina e Pro Feminina, garantirão vaga na Descida das Escadas de Santos, etapa do Mundial de Downhill Urbano, nos dias 18 e 19 deste mês, sendo que aqueles que já tiverem vagas garantida, passarão a mesma para o próximo na classificação. Uma outra vaga da Descida das Escadas de Santos será oferecida entre todos os participantes, independente de categoria ou resultado. Há apenas um critério básico para a terceira vaga: o atleta precisa estar filiado em 2017 junto a CBMTB.

A Copa São Paulo Open de Bike Downhill é um projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (Lei 13.918) do Governo do Estado de São Paulo, com realização da ONG Associação Progresso, apoio da Prefeitura do Município de São Vicente, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo – SELJ. O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), válido pelo ranking nacional da CBMTB – Cl1.

Programação

11/02 – Sábado

  • 8h – Início das atividades da Secretaria
  • 8h – Confirmação das inscrições e retirada dos kits na secretaria
  • 9h – Início dos treinos para todas as categorias
  • 12h – Encerramento das inscrições no local e emissão da lista de largada
  • 13h30 – Término dos treinos para todas as categorias
  • 14h – Início do qualify (para todas as categorias)

12/02  Domingo

  • 8h – Início das atividades da Secretaria
  • 9h – Início dos treinos para todas as categorias
  • 10h30 – Término dos treinos para todas as categorias
  • 11h – Início da tomada de tempo oficial para todas as categorias
  • 14h – Premiação de todas as categorias
  • 15h – Encerramento do Copa São Paulo de Downhill

Serviço

Copa São Paulo de Bike Downhill

  • Local: Pista Asa Racing
  • Endereço: Rua José Adorno, 39 – Itararé, São Vicente – SP
  • Inscrições: gratuitas e limitadas para 200 atletas
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização