22 de maio de 2024

Paraíso dos automóveis de luxo, Dubai adere às ciclovias

Com a popularização do ciclismo no país, cidade dos Emirados Árabes Unidos conhecida por seus enormes arranha-céus e largas avenidas irá construir uma rede de 150km de vias exclusivas para bicicletas

Um dos maiores mercados mundiais de automóveis de luxo, Dubai acaba de se render às bicicletas. A maior cidade dos Emirados Árabes Unidos deu início a um ambicioso projeto de construção de 150 quilômetros de ciclovias que interligará os principais centros comerciais e residenciais da metrópole.

A construção as vias exclusivas para bicicletas resultou da crescente popularidade das mesmas na cidade, graças em grande parte devido à realização de grandes provas de ciclismo no país, como o Tour de Dubai, prova de ciclismo de estrada por etapas que reúne anualmente centenas de ciclistas em um percurso árido que não raras vezes atinge temperaturas acima de 30 graus.

A criação das ciclovias em Dubai fazem parte da estratégia governamental de promover o uso da bike visando a melhoria da qualidade de vida da população e serão construídas através da Nakheel, empresa de engenharia responsável pela execução de obras como o complexo de ilhas artificiais Palm Islands, um dos cartões postais do país, ao custo total de 150 milhões de dirhans (cerca de 131 milhões de reais).

A rede de ciclovias pasará por pontos turísticos da cidade, como o parque artificial Jumeira – Arte: Nakheel / Divulgação

“O ciclismo em Dubai registrou um crescimento muito forte nos últimos anos, graças ao apoio governamental em eventos como o Tour de Dubai”, disse o CEO da Nakheel, Ali Rashid Lootah. “Com a nova rede de ciclovias, tornaremos o ciclismo ainda mais acessível, incentivando as pessoas a utilizar a bicicleta como meio de transporte saudável e sociável. Através dela, será possível que a população da cidade de Dubai possa ir para as escolas, lojas e visitar os amigos, sem depender de automóveis”, completa.

Ciclovia do residencial Nad Al Sheba – Arte: Nakheel / Divulgação

Quando concluída, a rede de ciclovias de Dubai englobará cinco áreas urbanas, que abrigam os principais pontos turísticos da cidade, como os bairros residenciais de Al Furjan, The Gardens, Discovery Gardens e Garden View Villas e incluirá também uma ciclovia especial de alta velocidade com 10km de extensão, voltada para a prática do ciclismo esportivo.

“A ideia é encorajara as pessoas a adotar o ciclismo como atividade esportiva e recreacional, de forma a promover a saúde em todas as faixas etárias”, comenta Ali Rashid.

De acordo com os responsáveis pela obra, a nova rede de ciclovias de Dubai deverá ser concluída até a metade de 2019.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização