18 de maio de 2024
Um dos maiores nomes da história do MTB, Tinker Juarez é membro da equipe (Fabio Piva

Equipe Lefty Team supera batalha épica no MTB 12 Horas 2016

Time formado pelo lendário ciclista norte-americano Tinker Juarez, Lukas Kaufmann, Bob Nogueira e Hugo Prado Neto vence a 20ª edição da prova de resistência na categoria quarteto cadenza

A equipe Cannondale Lefty Team venceu neste fim de semana a 20ª edição da prova ciclística MTB 12 Horas do Brasil, realizada na cidade de Itupeva (SP). A competição contou com cerca de 350 participantes, disputas acirradas, trilhas e clima desafiantes, ora por sol escaldante, ora com chuva torrencial.

Formada por Tinker Juarez, Lukas Kaufmann, Bob Nogueira e Hugo Prado Neto, a equipe lutou bravamente em busca do título geral da prova. Com muita garra e determinação, os atletas, que juntos somam mais de 100 anos de experiência de MTB deram uma lição de profissionalismo e espírito esportivo, ao conquistar o título na categoria quarteto cadenza (destinada à soma da idade dos ciclistas acima dos 141 anos), consagrando-se vice-campeão na classificação geral, atrás apenas da equipe Oggi.

Hugo Prado Neto - Foto: Fabio Piva
Hugo Prado Neto – Foto: Fabio Piva

“Conseguimos manter uma disputa bacana pelo título até por volta das 10 horas de prova. Foi uma pena não ter ganhado, mas valeu pelo espírito esportivo que incorporamos. Ressaltamos o valor também da equipe vencedora, mas vale lembrar que nossa equipe vai além do contexto de vencer ou perder. Graças ao Bob Nogueira, tivemos uma estrutura de equipe “ProTour” e realmente isso faz a diferença para valorizar o mountain bike nacional,” comenta Hugo Prado Neto, que fez uma prova de superação, após recuperar-se de uma lesão sofrida na Ultramaratona de MTB Brasil Ride.

“O MTB 12 Horas já faz parte do nosso calendário. É um prazer correr ao lado desses caras, como o Lukas, o Bob e o Tinker Juarez, um atleta veterano que respeito demais,” acrescenta o treinador Hugo Prado Neto, que foi obrigado a minimizar sua performance por causa do joelho machucado no circuito que transformou-se em estilo ciclocross, após a chuva forte que caiu na região no final da tarde do sábado.

Bob Nogueira em ação no MTB 12 Horas 2016 - Foto: Fabio Piva
Bob Nogueira em ação no MTB 12 Horas 2016 – Foto: Fabio Piva

A competição foi disputada no percurso de XCO com aproximadamente 6,5km de extensão, com largada ao meio dia no estilo Le Mans (corrida a pé em direção às bikes). Para as equipes, a sincronia no revezamento foi fundamental, mas entre um intervalo e outro das pedaladas, o carismático Tinker foi incansável ao atender os fãs, posando para fotos e distribuindo autógrafos.

MTB 12 Horas 2016 - Foto: Fabio Piva
MTB 12 Horas 2016 – Foto: Fabio Piva

Este foi a segunda vez que Tinker Juarez compete em equipe. Individualmente, o atleta norte-americano coleciona quatro títulos no MTB 12 Horas do Brasil (2003, 2005, 2008 e 2014). “Nunca imaginei que iria me divertir tanto em cima da bicicleta. Quando você entra para seu turno, é como se fosse uma corrida curta de cross country, mas aí vem a dor por acelerar por uma hora de esforço. Fiquei feliz que todos curtiram a prova,” comenta Tinker que esbanja experiência com duas participações olímpicas (Jogos de Atlanta 1996 e Sydney 2000).

Aos 55 anos, Tinker Juarez é um exemplo de longevidade nos pedais: “Honestamente acredito que apenas pedalar sua bicicleta é um bom começo e o segredo da longevidade. Não faço nada especial. Eu pedalo todo dia e acredito que de alguma maneira fico em condição física ideal para pedalar qualquer prova de longa distância,”completa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização