19 de maio de 2024
Foto: Salvador Vai de Bike

Salvador Vai de Bike promove convivência pacífica entre motoristas de ônibus e ciclistas

Movimento promove treinamento para condutores de veículos grandes visando segurança e uma melhor relação entre os rodoviários e os usuários de bicicletas

Motoristas de ônibus da região metropolitana de Salvador (BA) recebem até amanhã (27) um treinamento especial que pretende melhorar a relação entre os condutores de veículos grandes e pesados com os ciclistas.

O evento, denominado Motorista Vá de Boa é uma iniciativa do movimento Salvador Vai de Bike e contará com uma palestra ministrada pela representante das organizações Mobicidade e Bike Anjo, Márcia Menezes, que irá falar sobre o compartilhamento pacífico e seguro entre ônibus e bicicletas nas vias públicas.

Em seguida, haverá um treinamento prático de como conduzir o veículo próximo às bicicletas. O objetivo é fortalecer a regra de que o condutor deve manter uma distância mínima lateral de 1,5 metro das bicicletas, além de reduzir a velocidade.

Para ressaltar a sensação de medo e fragilidade que os ciclistas têm durante a aproximação de um veículo grande e pesado, os motoristas passarão por uma simulação, onde farão o papel de ciclistas. Um ônibus em alta velocidade passará próximo a eles, com o condutor buzinando e gritando, fazendo com que os alunos sintam na pele todo o estresse de se pedalar sem poder contar com o respeito dos motoristas.

O programa Motorista Vá de Boa é vinculado à empresa Salvador Turismo e já capacitou mais de mil motoristas de ônibus na capital baiana em seus dois anos de existência.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização