23 de maio de 2024
Equipe Trek veio completa e é uma das favoritas - Foto: Nei Evangelista / Brasil Ride

Prólogo abre a 7ª edição do Brasil Ride neste domingo (16)

Melhores ciclistas do mundo estão em Arraial d’Ajuda, na Costa do Descobrimento, prontos para o início da principal ultramaratona de MTB das Américas

Os ciclistas de todo o Brasil e diferentes partes do mundo, incluindo 23 países como Portugal, Bélgica, Holanda, República Tcheca, Alemanha, Espanha, Itália, Rússia, Argentina, Costa Rica, Colômbia, dentre vários outros, transformaram o cenário de Arraial d’Ajuda nos últimos dias, com as ruas e vielas praticamente tomadas pelas bikes. Neste domingo (16), às 13h, os 500 ciclistas iniciam a sétima edição da Brasil Ride, no prólogo da principal ultramaratona de MTB das Américas, com mais seis etapas a serem realizadas até o sábado (22).

O sábado (15), primeiro dia de atividades, foi tranquilo, com reconhecimento de percurso do prólogo pelos ciclistas, reunião de briefing dos atletas UCI (União Ciclística Internacional) e retirada dos kits. No prólogo os ciclistas terão pela frente 21 km em um circuito montado nas proximidades de Arraial d’Ajuda. Os primeiros quatro quilômetros serão urbanos, com o público local podendo sentir a adrenalina e emoção da disputa. No traçado restante, muitas trilhas técnicas em single track e subidas e descidas íngremes porém curtas.

Roel Paulissen (BEL) e Tiago Ferreira (POR) - Foto: Rafael Oliveira / ZDL
Roel Paulissen (BEL) e Tiago Ferreira (POR) – Foto: Rafael Oliveira / ZDL

Atual campeão do mundo de Maratona MTB, o português Tiago Ferreira chegou na início da tarde de sexta-feira (14) a Porto Seguro e fez o reconhecimento ao lado de seu parceiro, o belga Roel Paulissen, bicampeão mundial (2008 e 2009). “A prova está em um lugar lindo. Uma atmosfera espetacular. A ideia da organização de trazer o evento para cá é sem dúvida vencedora. Temos muito movimento e bastante pessoas de fora, turistas de todos locais passeando aqui, com a oportunidade de conhecer a prova. Quando começar neste domingo a verdadeira festa da MTB, será incrível”, elogia Ferreira.

Após ser campeão ao lado de seu compatriota Luis Leão Pinto, em 2012, na edição da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, Tiago Ferreira terá o experiente Roel Paulissen como companheiro, que já competiu em 2013 o evento. “Roel e eu nos conhecemos há alguns anos. Primeira vez que competiremos juntos, mas já pedalamos muitas vezes nas mesmas provas. Ele é um ciclista de muita experiência. Já ganhou a Cape Epic, na África do Sul, diversas vezes e tem inúmeros pódios em campeonatos mundiais e Copas do Mundo. Isso dá muita confiança. É o companheiro ideal neste momento para estar aqui”, analisa o Tiago Ferreira.

O belga Roel Paulissen avaliou o percurso do prólogo, após treinar na manhã deste sábado. “O curso do prólogo é muito técnico. Exigirá demais das habilidades dos ciclistas e isso me ajuda muito, porque é onde eu sou forte. Não estou tão condicionado para etapas de longas distâncias, mas quando tivermos single tracks e trilhas poderei usar todo meu conhecimento como diferencial para minha dupla”, destacou Roel Paulisen. “Quando você é campeão mundial do ano, o que é o caso do Tiago, todo mundo fica de olho em você e sabem que você é o homem a ser batido. Estarei competindo mais tranquilo com o Tiago, o que é uma grande honra para mim. Tenho muitas provas de estágio em minha carreira e posso ajudá-lo em vários momentos”, acrescenta Paulissen.

Com a estrutura da Vila Brasil Ride em Arraial D’Ajuda pronta, como área dos campeões, suporte neutro Shimano, lounge de interação e descanso, restaurante e área de massagem, a organização do evento comemora o início da sétima edição. “A Brasil Ride monta estruturas de apoio aos ciclistas únicas no mundo. Isso sempre aconteceu em Mucugê e Rio de Contas e agora, no novo local, montamos duas vilas completas em Arraial D’Ajuda e em Guaratinga. A primeira na beira do mar e a segunda numa fazenda onde construímos uma verdadeira cidade para 800 pessoas com tudo que é necessário para ficarmos durante três dias”, enalteceu Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Henrique Avancini, repórter nesta edição - Foto: Fabio Piva / Brasil Ride
Henrique Avancini, repórter nesta edição – Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

Opinião de campeão – Campeão três vezes da Brasil Ride, duas na categoria American e uma na Open, o fluminense Henrique Avancini deu sua opinião sobre favoritos para a sétima edição. “Talvez esta seja a Brasil Ride mais difícil de todas. O Hans Becking (HOL) e o Jiri Novak (CZE), atuais bicampeões, sabem competir em dupla e conhecem a prova, por isso eles são os maiores favoritos para mim. Em seguida vem os atletas da Centurion Vaude, Daniel Geismayr (AUT) e Joachen Kaas (ALE), acredito que os ciclistas mais rápidos, e a terceira dupla favorita, a dos campeões mundiais Tiago Ferreira e Roel Paulissen”, conta Avancini.

“Enquanto o Tiago é, individualmente, o mais forte ciclista de maratona no momento, vai depender de como ele ajudará o Roel, o mais experiente de todos aqui na Open, no jogo de equipe. Não podemos esquecer também as duas duplas da Trek Selle San Marco, Samuele Porro (ITA)/Alexey Medvedev (RUS) e Damiano Ferraro (ITA)/Fabian Rabensteiner. Pela primeira vez teremos uma equipe secundária apoiando a principal na briga pelo título, o que ajuda muito em uma competição de estágios”, completa Avancini.

Transmissão ao vivo – Quem quiser saber tudo o que rola na sétima edição da principal ultramaratona de MTB das Américas pode ir se acostumando com momentos diários de transmissão no Facebook do evento. Nas sete etapas os amantes do mountain bike terão ao vivo as largadas e chegadas, com comentários e reportagens do ciclista olímpico Henrique Avancini, terceiro colocado no ano passado e que está recuperando-se de uma contusão. A cerimônia de premiação e o briefing noturno também serão transmitidos ao vivo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização