22 de maio de 2024
Foto: CIMTB / Divulgação

Por orientação da UCI, CIMTB altera data da largada da categoria Junior

Regra diz que em percurso completo de maratona, correm apenas atletas acima de 19 anos. De acordo com comissário, objetivo é preservar a saúde dos atletas

A categoria Junior da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) irá correr no domingo (20), em Congonhas. A alteração foi feita por uma orientação do Comissário da União Ciclística Internacional (UCI), Felipe Cunha de Almeida. De acordo com ele, a regra diz que em percurso completo de maratona, correm apenas atletas acima de 19 anos.  A última etapa da CIMTB Levorin será em Congonhas e está com as inscrições abertas.

De acordo com ele, a alteração segue o regulamento específico, em especial a regra 4.1.005 onde define que o XCM é aberto a atletas de 19 anos ou mais. “Uma vez que a Júnior tem faixa etária entre 17 e 18 anos, esses são impedidos de correr as provas de XCM por conta da distância superior a 60 km. Essa regra sem similaridade com as limitações de duração das provas de XCO (1:00 -1:15h) e com as limitações de distância do ciclismo de estrada, onde também a relação de marcas é limitada. Essa limitações visam preservar a saúde dos atletas júniors e ainda os mais jovens que estão em processo de crescimento.”, explicou.

Além disso, no sábado (19) todas as categorias largarão juntas, pois haverá um resultado geral, onde os atletas de outras categorias poderão chegar ao pódio da Elite, por exemplo. “São novidades que não afetam a premiação de cada categoria individualmente. Mas poderemos ter surpresas com atletas muito fortes disputando com os atletas da Super Elite. ”, explicou o organizador Rogério Bernardes.

A CIMTB Levorin conta pontos para os seguintes rankings: União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Mineira de Ciclismo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização