25 de maio de 2024
Cidade Histórica - Foto: Divulgação

Brasil Ride desbrava a Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia

Apelidada de “Terra Mãe do Brasil”, Porto Seguro receberá em Arraial d’Ajuda, abertura e encerramento da sétima edição da competição, entre 15 e 22 de outubro

Os inscritos para a sétima edição da Brasil Ride, 500 ciclistas provenientes de 24 países e 23 estados brasileiros, viverão uma experiência única na história do País. Pela primeira vez uma competição esportiva internacional passará pelo Parque Nacional Pau Brasil (PNPB), em Porto Seguro, cidade que receberá abertura e encerramento da Brasil Ride, no distrito de Arraial d’Ajuda, entre 15 e 22 de outubro, na região da Costa do Descobrimento. Assim, os melhores ultramaratonistas de MTB do mundo terão oportunidade de pedalar entre as árvores que estavam lá antes mesmo do Brasil ser descoberto, nas alamedas do Pau Brasil, desfrutando ao máximo toda a natureza local.

Praia de Ponta Grande - Foto: Divulgação
Praia de Ponta Grande – Foto: Divulgação

“É o primeiro evento esportivo no parque. Lembramos que somente com a publicação do Plano de Manejo, neste ano, foi possível permitir tais eventos. Diversos atletas já treinam aqui rotineiramente”, conta Fábio André Faraco, analista ambiental e chefe do Parque Nacional Pau Brasil. “Acho fantástico a realização da competição no local, pelo espaço seguro para a atividade e estimulo que mais ciclistas passem a utilizar o parque para treino e lazer”, complementa Fábio André.

Apelidada de “Terra Mãe do Brasil”, por ser o local onde o País foi descoberto por 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, Porto Seguro receberá em Arraial d’Ajuda as largadas das duas primeiras etapas da principal ultramaratona de mountain bike das Américas. Em seguida o evento alcançará sua metade em Guaratinga, na fazenda Conjunto Boa Vista, que receberá as etapas 3, 4 e 5, para voltar ao litoral na penúltima e última etapas, outra vez em Arraial d’Ajuda.

O Parque Nacional (PARNA) Pau Brasil fica a cerca de 55 km do centro de Porto Seguro e foi criado em 1999 para proteger a Mata Atlântica, em especial o Pau-Brasil, árvore que deu origem ao nome do país e que se tornou escassa, com o decorrer dos séculos no território nacional. “A ultramaratona passará por todo o PNPB e por diversos locais históricos. A região é fantástica nestes quesitos. Um dos locais da prova, a Reserva Particular do Patrimônio Natural, colada ao parque, é o local onde deságua no mar um rio que foi o primeiro a ser cartografado no Brasil, o rio do Brasil (quando ainda era a terra de Santa Cruz) e que nasce dentro do PNPB”, destaca Fábio André.

O terreno da região do PARNA Pau Brasil é formado por altiplanos (tabuleiros) com profundos boqueirões, o que permite bruscas alterações de nível, com emocionantes subidas e descidas. “Em outubro normalmente temos tempo firme, com temperaturas entre os 24 e 27 ºC”, finaliza o analista ambiental.

Rota da Brasil Ride – A sétima edição da Brasil Ride terá, como de costume, sete etapas, porém pela primeira vez na região do Sul da Bahia. Os ciclistas pedalarão 538,8 km, com a altimetria acumulada de 10.773 metros, entre mar e montanhas. Após passar por Arraial d’Ajuda, a corrida transcorrerá ainda por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, chegando a região de São João do Sul.

Vista aérea de Caraíva - Foto: Divulgação
Vista aérea de Caraíva – Foto: Divulgação

Turismo em Porto Seguro – Opções de turismo não faltam em Porto Seguro e nos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, para desfrutar dias em meio a natureza, com direito a sol e praia. A região conta com 40 mil leitos, o que coloca a “Terra Mãe do Brasil” no posto de terceiro maior polo hoteleiro do país, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Caraíva - Foto: Divulgação
Caraíva – Foto: Divulgação

Em Porto Seguro, destacam-se locais como Memorial da Epopeia do Descobrimento, Praia da Ponta Grande, Mercado Municipal, Corredor Cultural Pacatá, Parque Nacional Pau Brasil, entre outros. Em Arraial d’Ajuda, o Beco das Cores, Largo d’Ajuda, Praia de Taípe e a Reserva Indígena Aldeia Velha estão entre as atrações, assim como o Uíki Parracho, charmosa barraca de praia, local que receberá uma das duas Vilas Brasil Ride, com abertura e encerramento da ultramaratona.

Beco das Cores - Foto: Divulgação
Beco das Cores – Foto: Divulgação

Em Trancoso, um dos destinos mais badalados do País, o Teatro L’Occitane, o Quadrado Histórico de Trancoso, a Praia do Espelho, Praia dos Nativos e a Ponta de Itaquena, são só algumas das várias opções locais de lazer e entretenimento. Por fim, vem Caraíva, pacata vila de pescadores 70 quilômetros ao sul de Porto Seguro. Além da praia, destacam-se o Parque Nacional e Histórico de Monte Pascoal, que teria sido primeiro local avistado pela frota portuguesa em Abril de 1500, Praia da Barra, Rio Caraíva, Aldeia da Barra Velha, entre outros locais.

Programação resumida da Brasil Ride

  • 15/10 – Sábado: entrega de kit atletas em Arraial d’Ajuda
  • 16/10 – Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda (21,1 km e 318 m altimetria)
  • 17/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (128 km e 2225 m altimetria)
  • 18/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (63,5 km e 1.587)
  • 19/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (85,3 km e 2.963 m altimetria)
  • 20/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (134 km e 2.027 m altimetria)
  • 21/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 548 m altimetria)
  • 22/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial d’Ajuda (75 km e 1.105 m altimetria)

Maratona Brasil Ride – Os interessados em participar da Maratona XCM Brasil Ride, marcada para o dia 22 de outubro, em Arraial D’Ajuda, devem apressar-se para não ficarem de fora desta verdadeira festa do mountain bike. A competição fará parte da programação da sétima e última etapa da ultramaratona Brasil Ride, que terá início no prólogo do domingo (16). Para garantir uma vaga na Maratona, basta acessar o linkhttps://goo.gl/r4ZGRV e clicar em Inscrição, que vai até o dia 12 de outubro.

Mudança de região – Após ser realizada entre os anos de 2010 até 2015 na Chapada Diamantina, com base nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, a Brasil Ride seguirá na Bahia, porém mudando para a Costa do Descobrimento, no Sul do estado. A cidade de Porto Seguro, mais precisamente em Arraial d’Ajuda, abrigará uma das vilas da Brasil Ride, enquanto a outra vila ficará na fazenda Conjunto Boa Vista, no município de Guaratinga, e será o segundo local de acampamento para os 500 participantes.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização