13 de dezembro de 2024
Vila Brasil Ride na última edição - Foto: Divulgação / Célula Digital Media

7ª edição da Brasil Ride cria para os ciclistas estrutura de cidade em fazenda

No município de Guaratinga, organização está montando uma vila em fazenda com estrutura completa para atender 800 pessoas

A sétima edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, proporcionará mais uma vez aos amantes do ciclismo experiências únicas no interior da Bahia. Marcada para 15 a 22 de outubro no sul do estado, a competição terá duas sedes inéditas, as chamadas Vilas Brasil Ride. A primeira delas, recebendo abertura e encerramento do evento, será no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. Já a segunda está sendo montada em uma fazenda próxima a Guaratinga, com toda infraestrutura necessária para ciclistas e membros da organização.

“Esta é a primeira vez que teremos um acampamento com tudo mundo junto. Uma experiência bacana de termos um ganhador de um ouro olímpico, como o holandês Bart Brentjens, ou o atual campeão mundial, o português Tiago Ferreira, hospedados no mesmo local que vários ciclistas amadores de diversas regiões brasileiras. Algo que mostra o nível da estrutura montada pelo evento, para um total de 800 pessoas, com 500 atletas e 300 pessoas do staff”, ressalta Mario Roma, fundador da Brasil Ride. O espaço do acampamento da Vila Brasil Ride, em Guaratinga, ficará na fazenda Conjunto Boa Vista, cedido pelo proprietário Henoque Gonçalves.

Abraão Azevedo e Bart Brentjens no Brasil Ride 2015 - Foto: Divulgação / Sportograf
Abraão Azevedo e Bart Brentjens no Brasil Ride 2015 – Foto: Divulgação / Sportograf

Após as duas primeiras etapas serem realizadas em Arraial d’Ajuda, entre a terceira e quinta etapas o evento passa a ser disputado em Guaratinga, para em seguida ter sua reta final novamente na região de Porto Seguro. Assim, durante três noites, de 17 e 19 de outubro, a Vila Brasil Ride estará localizada no acampamento, que está a cerca de 100 Km de Arraial d’Ajuda e a 9 Km por estradas de terra de Guaratinga. Os atletas, staff, voluntários e membros da organização serão acomodados no acampamento.

“Tudo será construído pela nossa equipe. Em outras competições esportivas do estilo, como um rally por exemplo, é cada um por si. Na Brasil Ride nós providenciamos tudo, desde as barracas até alimentação, tratamento de esgoto, água quente para o banho, apoio médico, entre outras necessidades básicas”, destaca Mario Roma. “Estamos montando uma cidade dentro da fazenda. Este é o grande desafio e o que dá ainda mais valor à sétima edição da Brasil Ride. Acredito que seja o maior evento esportivo outdoor da América montando sua própria estrutura completa”, concluiu Roma.

A estrutura na fazenda Conjunto Boa Vista contará com: restaurante principal dos atletas, onde será fornecido café da manhã e jantar, local este que, diariamente, será realizada a premiação do dia, briefing da próxima etapa e a apresentação diária de fotos e vídeos do dia; lounge Brasil Ride, para descanso e convivência dos atletas; bar e lanchonete para venda de bebidas e refeições rápidas (massa, hambúrguer, açaí etc); banheiros e chuveiros em contêineres; área de massagem; bike wash, para limpeza das bicicletas; bike park, para guardar as bikes; apoio do Suporte Neutro Shimano; posto médico, ponto de energia elétrica para carregar celular, GPS, câmeras; e ponto de água para consumo.

Largada da Brasil Ride - Foto: Christian Correa / Brasil Ride
Largada da Brasil Ride – Foto: Christian Correa / Brasil Ride

Opção Vip – Na mesma área das barracas, haverá também bangalôs, que podem ser previamente alugados pelos atletas, sejam eles profissionais ou amadores, e possuem em sua estrutura diferenciada: cama dobrável com colchonete; travesseiro; cadeira de madeira; toalha de banho; fronha e lençol; cobertor de microfibra; pufes para área interna; ventilador; iluminação interna; e serviço de camareira.

Pacote Suporte – Por se tratar de uma fazenda particular e pela necessidade de garantir o conforto a este pessoal, o acesso será controlado. Acompanhantes, mecânicos e familiares, não terão acesso ao acampamento. Porém, caso desejem, poderão adquirir o pacote suporte, que possui espaço cercado para estacionamento do motor-home ou tenda de apoio.

Números da edição – A sétima edição da principal ultramaratona de MTB da América Latina segue com números impressionantes. Como em todos os anos, serão 500 ciclistas participando da competição, desta vez representando 24 países e 23 estados brasileiros. Sede do evento, a Bahia terá 53 atletas. Enquanto o participante mais experiente tem 65 anos, o mais novo entre os inscritos tem 21. Em termos de infraestrutura, serão 300 pessoas trabalhando no estafe e mais de 50 veículos envolvidos no operacional, entre carros, motos, vãs, ambulâncias, helicóptero e caminhões.

Programação resumida da Brasil Ride

  • 15/10 – Sábado: entrega de kit atletas em Arraial d’Ajuda
  • 16/10 – Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda
  • 17/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride
  • 18/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento
  • 19/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento
  • 20/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda
  • 21/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda
  • 22/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa do Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial d’Ajuda.

Maratona Brasil Ride – Os interessados em participar da Maratona XCM Brasil Ride, marcada para o dia 22 de outubro, em Arraial D’Ajuda, devem apressar-se para não ficarem de fora desta verdadeira festa do mountain bike. A competição fará parte da programação da sétima e última etapa da ultramaratona Brasil Ride, que terá início no prólogo do domingo (16). Para garantir uma vaga na Maratona, basta clicar aqui e clicar em Inscrição, que vai até o dia 12 de outubro.

Mudança de região – Após ser realizada entre os anos de 2010 até 2015 na Chapada Diamantina, com base nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, a Brasil Ride seguirá na Bahia, porém mudando para a Costa do Descobrimento, no Sul do estado. A cidade de Porto Seguro, mais precisamente em Arraial d’Ajuda, abrigará uma das vilas da Brasil Ride, enquanto a outra vila ficará na fazenda Conjunto Boa Vista, no município de Guaratinga, e será o segundo local de acampamento para os 500 participantes.

Sobre a Brasil Ride

Competição nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu em sua última edição 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina. No sábado (24) foi disputada a Maratona Brasil Ride, prova de um único dia, por outros 600 bikers. Classe S1, a competição distribuiu aos campeões da open e ladies 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Além da premiação em produtos por etapas, a sexta edição teve recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização