25 de abril de 2024
Vitória Costa - Foto: William Lucas / Exemplus / COB

ES e RJ conquistam primeiras medalhas no ciclismo dos Jogos Escolares da Juventude

Etapa de 12 a 14 anos acontece na Paraíba entre os dias 20 e 29 de setembro

Os jovens ciclistas que representam a nova geração da modalidade pedalaram firme nesta quarta-feira, 20 de setembro, para disputar as primeiras medalhas do ciclismo nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 – etapa 12 a 14 anos.

A prova de contra-relógio individual abriu o calendário do ciclismo na competição. No Masculino, Kayllan Machado, que foi destaque também no Brasileiro de Estrada e Pista Junior, comemorou a vitória. O atleta que representa a Escola Estadual Benta Pereira completou o percurso de 500 metros com 40s652.

Pódio da prova masculina - Foto: William Lucas / Exemplus / COB
Pódio da prova masculina – Foto: William Lucas / Exemplus / COB

Na segunda colocação terminou Jonas Matos, da Escola Estadual Francisco Dourado (MT) com 41s555, seguido de perto por Henrique Rabusque, da Escola Estadual Gaspar Bartholomay, que completou a prova em 41s609.

Entre as meninas, brilhou o talento da carioca Vitoria Costa, que reside no Espírito Santo e defende a Escola Estadual Novo Horizonte. Vitória percorreu o percurso de 500 metros em 44s161. “Quando comecei no ciclismo não gostei muito, a rotina de treinos era intensa, eu sofria muito. Aí vi que tinha futuro no esporte e passei a me dedicar mais. Esse ano inteiro não passei um fim de semana em casa. Faço musculação de segunda a quarta-feira e de quinta a domingo treino na estrada com o meu técnico”, detalhou a campeã.

Poucos milésimos de segundos depois, Julia Constantino (Colégio Olímpus/Paraná), que recentemente foi campeã brasileira na estrada e na pista, comemorou a medalha de prata com 44s918. O bronze ficou com Karolayne Santos, da Escola Estadual Santa Cruz (ES), que cravou 47s259.

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, os ciclistas irão competir na prova por pontos, que tradicionalmente é realizada no Ciclismo de Pista. A disputa acontecerá na estrada, com os atletas percorrendo um circuito com chegadas intermediarias que distribuem pontos para os primeiros colocados. Vence o atleta que somar o maior número de pontos durante toda a prova.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização