25 de abril de 2024
Foto: Divulgação / XTerra

Destaque do XTerra Enduro, Patrícia Loureiro projeta etapa em Tiradentes: “Adoro competir em Minas Gerais”

Em seu ano de estreia no Enduro, atleta de Downhill será um dos destaque do XTerra Estrada Real, no dias 24 e 25 de setembro

Um dos grandes nomes femininos no mountain bike brasileiro, Patrícia Loureiro é presença confirmada para o XTerra Estrada Real, que acontece entre os dias 24 e 25 de setembro, em Tiradentes (SP).  Multicampeã nacional e internacionalmente em provas de Downhill – modalidade de mountain bike que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso -, a paulista vem mostrando todo o seu talento nas provas do XTerra Enduro. Em duas participações neste ano, ela ficou com um primeiro lugar, em Paraty (RJ), e em segundo, na etapa de Ilhabela (SP), disputada no último mês de agosto.

Apesar de ter uma grande experiência em provas de grande porte, Patrícia vem experimentando algo novo durante as provas do XTerra Brazil. Acostumada a viver a adrenalina proporcionada pelas disputas no mountain bike, ela está fazendo neste ano sua estreia no Enduro.

Foto: Divulgação / XTerra
Foto: Divulgação / XTerra

“2016 é a estreia do Enduro no XTerra e é a minha estreia na modalidade também. Já participei de outras edições do XTerra Brazil competindo no Downhill. O clima da competição é um máximo, amo esse mix de esportes e acho tudo muito divertido. Sobre o enduro: a primeira etapa foi mais um Downhill, então eu amei. A segunda foi meio difícil pois não consegui completar o sábado (dia anterior à prova)”, explicou.

Habituada a competir em Minas Gerais, Loureiro fez questão de elogiar a escolha do local e pediu bom senso na escolha do percurso; “Adoro competir em Minas, as trilhas sempre são maravilhosas. Espero que o Feio – coordenador técnico da prova – não exagere nas subidas, nem nas descidas, para não assustar pessoas da competição, principalmente quem está começando agora a competir. É sempre bom lembrar que a corrida não deve ser feita apenas para os profissionais”.

Octacampeã brasileira de Downhill, Patrícia Loureiro contou um pouco mais sobre a sua rotina de treinamentos para esta etapa do XTerra Brazil. Dona de um currículo invejável, ela também deu algumas dicas para as pessoas que querem dar suas primeiras pedaladas no moutain bike.

Foto: Divulgação / XTerra
Foto: Divulgação / XTerra

“Como trabalho muito e moro na cidade de São Paulo, eu treino de segunda a sexta na academia e sábado e domingo vou fazer trilha de bicicleta. Não tenho mais um treinamento igual quando eu competia World Cups e Mundial. Sempre aconselho aos iniciantes ir degrau por degrau, se preocupar com o preparo físico e fazer treino de técnica de descida, mas sem passar dos limites. Além disso, é essencial usar sempre equipamento completo: capacete fechado, luva mão inteira, bermuda especial de DH, joelheira, blusa de manga comprida, óculos fechado e mochila de hidratação”, recomendou.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização