24 de abril de 2024
Raiza Goulão em Vallnord - Foto: Andreas Dobslaff / EGO-Promotion

Raiza Goulão é top 20 da etapa de Andorra da Copa do Mundo de MTB

No ciclismo de estrada, Flavia Oliveira lidera o Tour de l’Ardeche, na França, após cinco de sete etapas disputadas. Decisão será na quarta-feira (7)

Representante brasileira na prova do Cross Country Olímpico (XCO) na Rio 2016, em Deodoro, a goiana Raiza Goulão competiu neste domingo (4) a Copa do Mundo de MTB, em Andorra. A competição realizada em Vallnord foi a sexta e última etapa da temporada, com Raiza completando na 20ª colocação, em 1h41min56. Também neste fim de semana, a carioca Flavia Oliveira foi destaque do Tour de l’Ardeche, na França. Flavinha assumiu a liderança na quarta etapa, no domingo, e manteve-se em primeiro nesta segunda-feira (5), após a realização do contrarrelógio. Faltam agora duas etapas para o término do evento, na terça (6) e na quarta-feira (7).

Apenas dois dias após disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro, Raiza embarcou para a Europa onde treinou por duas semanas para a última etapa da Copa do Mundo. “Foi uma prova dura demais em Andorra, mas ao meu ver uma despedida muito boa da temporada da Copa do Mundo, em que participei de cinco das seis disputas do XCO. Este ano tem sido incrível para mim. Tracei mais um objetivo e pude alcançá-lo, que era ficar no top 20. Acabei me desgastando no início até encontrar o meu ritmo, depois fui melhorando volta a volta”, avaliou Raiza.

Em Vallnord, a ciclista teve pela frente seis voltas em um circuito de aproximadamente 4 km. “É uma pista incrível. Difícil, porque tem subidas que não são longas, mas bem íngremes, o que faz a marcha ser mais leve e o giro mais alto. Adorei competir em Andorra novamente, porque é uma pista natural e técnica. Infelizmente precisei até empurrar em algumas partes, nas primeiras voltas, por causa das dificuldades de algumas concorrentes em certos trechos”, comentou.

Raiza Goulão encerrou assim a temporada da Copa do Mundo, após competir em cinco das seis etapas. Raiza só não foi para Cairns, na Austrália, mas esteve em Albstadt (ALE), La Bresse (FRA), Lenzerheide (SUI) e Mont-Sainte-Anne (CAN), além de Vallnord (AND). Para encerrar o ano de 2016, a ciclista participará de mais três provas. “Já estou a caminho da Polônia, para a Maja Race, uma prova Hors Class. Em seguida competirei na Bundesliga KMC, classe 1, na Alemanha, e fecho o ano após voltar para casa, quando vou para Rio das Ostras (RJ) para a Taça Brasil de XC, também classe 1, em outubro”, concluiu.

Flavia Oliveira cruza linha de chegada da 4ª etapa  - Foto: Divulgação
Flavia Oliveira cruza linha de chegada da 4ª etapa – Foto: Divulgação

Tour de l’Ardeche – Flavia Oliveira lidera o Tour Internacional de ciclismo feminino de l’Ardeche, na França, após cinco das sete etapas realizadas. A liderança veio na quarta disputa ao vencer com mais de três minutos de folga para a segunda colocada. “Estou me sentindo muito bem fisicamente. Por isso, resolvi fazer uma estratégia mais agressiva na etapa de domingo. Aos poucos consegui abrir vantagem e fui ampliando a diferença. Ainda faltam duas etapas difíceis e é preciso manter o pé no chão, mas acredito que consegui dar um grande passo rumo ao pódio final”, contou Flavinha.

A competição segue nesta terça-feira, com a realização de mais uma etapa chave, com 87,4 km e as características de montanha. Na quarta-feira, o percurso também contará com diversas subidas e um total de 95 km. Após 307 km pedalados pelas ciclistas em cinco dias, Flavia lidera com o tempo de 14h19min05.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização