25 de maio de 2024
Foto: Luis Claudio / CBC

Leonardo Finkler vence a prova de resistência do Brasileiro de Estrada e Pista de Juniores

Evento reuniu mais de 200 ciclistas entre 12 e 18 anos. Provas de pista iniciam nesta terça (30) no Velódromo Municipal de Maringá

O domingo (28) amanheceu ensolarado em Maringá (PR), um bom presságio para os novos talentos do ciclismo brasileiro que tinham um desafio e tanto pela frente. Ás 9h da manhã foi dada a largada para a prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Estrada e Pista de Juniores. O percurso, considerado um dos mais duros dos últimos anos foi um dos grandes protagonistas da competição.

O circuito de 10km pelo Parque Tecnológico era bastante exigente, com muitas subidas, e as dificuldades só aumentaram com o vento forte que não deu trégua. Os atletas da categoria Junior Masculino mostraram muita garra e determinação na briga pelo título, que foi finalizada após completarem 10 voltas no percurso, totalizando 100km percorridos. Ricardo Dalamaria (GF Assessoria Esportiva/Curitiba) fez uma prova agressiva desde o começo, abrindo uma boa vantagem para o pelotão a partir da terceira volta. Mas Rafael Augusto (Memorial/Santos/Fupes) manteve um bom ritmo e na sexta volta alcançou o paranaense.

Faltando duas voltas para o fim, Dalamaria partiu para uma nova fuga solitária, mas foi alcançado no fim pelos ciclistas Rafael, Finkler e seu companheiro de equipe Victor Ranghetti. No sprint final, na última volta, Leonardo Finkler (Bike Point/FME Criciúma) desbancou os favoritos e ficou com o título, fechando a prova em 2h59min22s. Ricardo Dalamaria acabou cruzando em terceiro lugar, 2h59min25s, um segundo atrás do colega de equipe Vitor Ranghetti, segundo (2h5min24s). Rafael encerrou em quarto lugar (2h59min27s).

Foto: Luis Claudio Antunes / CBC
Foto: Luis Claudio Antunes / CBC

“Foi uma prova muito dura, que acabou definida na última volta. Eu decidi fazer uma tática arriscada, mas preferi pagar o preço para tentar ficar com o título. Infelizmente escapou no final, mas isso mostra que o equilíbrio está muito grande na categoria e qualquer detalhe faz a diferença. Mas saio satisfeito por ter feito uma boa prova e ter conseguido subir ao pódio, que era meu objetivo”, destacou Dalamaria.

“A equipe trabalhou muito bem e dedico essa vitória com todos os colegas. No final chegui a pensar que não seria possível alcançar os primeiros, mas continuei focado e aos poucos fui alcançando os primeiros colocados. Estou muito contente por ter mantido o bom desempenho do sábado e conquistado mais um título brasileiro”, contou o jovem, que no sábado (27) havia se sagrado campeão da prova de contra-relógio individual em sua categoria.

Chegada da Junior Feminina - Foto: Luis Claudio / CBC
Chegada da Junior Feminina – Foto: Luis Claudio / CBC

Disputas apertadas – Na Junior Feminina, Carolina do Nascimento (Clube Maringaense de Ciclismo), fez a alegria da torcida local, vencendo a disputa contra Letícia Alana (Brucicle), atual bicampeã da prova de contra-relógio. Carol terminou o percurso de 40km em 1h30min09s080, poucos centésimos a frente de Letícia, segunda colocada (1h30min09s251). Nicolle Wendy Borges (Ciclo Clube Romeo) completou o pódio em terceiro (1h30min13s).

“Foi muito emocionante conquistar esse título para minha equipe de Maringá. Como estou agora morando na cidade, treinei bastante para alcançar esse resultado e acabou dando certo. O calor da torcida motivou bastante e graças a deus pude retribuir com o ouro. Agora é continuar focada para as provas do velódromo que são minha prioridade”, afirmou Carol.

Na Juvenil Masculina, Vinícius Rangel (U.C.I Iracemápolis) também ganhou sua segunda medalha de ouro na Estrada, encerrando o percurso de 6 voltas em 1h46min54s. Gabriel de Oliveira (Acilha/Centro de Excelência de Ilha Solteira/Ilha Solteira) e João Marcelo Mesquita (Associação Catalana de Ciclismo) foram o segundo e terceiro colocados, respectivamente, com os tempos de 1h47min49s e 1h48min12.

Entre as meninas da Juvenil, que deram 2 voltas no circuito, o destaque foi Amanda Kunkel (Clube Maringaense de Ciclismo), vencedora da prova com 41min41s007. A dupla da equipe Memorial/Santos/Fupes, Catarina Cardoso e Marcella Pereira, terminou com a prata (41min41s557) e o bronze (41min41s669), respectivamente.

Largada das categorias de base - Foto: Luis Claudio / CBC
Largada das categorias de base – Foto: Luis Claudio / CBC

Na categoria infanto-juvenil, a disputa masculina foi muito apertada e um grupo de 5 atletas disputou a vitória nos centímetros finais. Kayllan Machado (Campos Speed Cycling/FME/FECIERJ) foi o primeiro a finalizar o percurso de 40km, com 1h16min54s128, ficando a apenas 19 milésimos de segundo à frente do segundo colocado, Henrique Rabuske (Santa Ciclismo), e 385 centésimos de segundo do terceiro, Willians de Andrade Jr. Na prova feminina Julia Maria Constantino (Clube Ciclístico Araponguense) foi a campeã, terminando o percurso de 20km 45min22s, seguida por Vitoria Costa, segunda, e Ana Gabriela Nogueira (Associação Esportiva Gilmar Bicicletas), terceira.

As atividades do torneio continuam nesta segunda-feira (29) com os treinos livres de pista. Jovens de 12 a 18 anos darão suas primeiras pedaladas no Velódromo municipal como preparação para o Brasileiro. As provas começam às 15h de terça (30) e se estendem até domingo (3).

Programação

Dia 27

  • 9h – Congresso Técnico de Estrada
  • 13h – Largada do contra-relógio

Dia 28

  • 9h – Largada da prova de resistência

Dia 29

  • 14h – Treinos livres
  • 19h – Congresso Técnico de Pista

Dia 30

  • 9h – Treinos livres
  • 15h – Início das competições no Velódromo Municipal

Dia 03

  • 20h – Encerramento das competições no Velódromo Municipal

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização