25 de abril de 2024

ONG Rodas da Paz promove a 14ª edição de seu Passeio Ciclístico

Tema deste ano é a oficialização do Dia Nacional do Ciclista, comemorado em todo o país no dia 19 de agosto

A ONG Rodas da Paz realizará no próximo dia 21 de agosto mais uma edição do seu tradicional Passeio Ciclístico. O evento, gratuito e aberto a toda população, reúne anualmente milhares de ciclistas e tem como principal objetivo promover visibilidade para a causa da mobilidade sustentável e paz no trânsito, além de reforçar o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade da população.

Percurso do Passeio
Percurso do Passeio

Além do passeio tradicional até à Ponte JK, haverá pela terceira vez um percurso menor na Esplanada, o Rodinhas da Paz, destinado às crianças pequenas e seus familiares.

Percurso do passeio reduzido Rodinhas da Paz
Percurso do passeio reduzido Rodinhas da Paz

As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site oficial da ONG. As 100  primeiras pessoas que se inscreverem ganharão a camiseta do evento, que também poderá ser adquirida por R$10 reais. Para participar do evento não é necessário inscrever-se, embora a organização destaque que apenas os inscritos participarão dos sorteios.

Cartaz do 14ª Passeio Ciclístico Rodas da Paz
Cartaz do 14ª Passeio Ciclístico Rodas da Paz

Todo dia é dia do ciclista – Este ano, a Rodas da Paz pedala pela oficialização do Dia Nacional do Ciclista, comemorado informalmente em todo o país no dia 19 de agosto.

A data é alusiva ao crime de violência no trânsito ocorrido em Brasília no dia 19 de agosto de 2006, quando o biólogo Pedro Davison foi brutalmente atropelado e morto por um motorista embriagado, que dirigia acima da velocidade permitida e transitava em uma via interditada para automóveis, a faixa central do Eixo Rodoviário. do Plano Piloto.

O caso tornou-se conhecido pelas grandes mobilizações cobrando a punição do motorista responsável, Leonardo Costa. Em um país onde anualmente 50 mil pessoas morrem pela violência no trânsito de forma banal e geralmente impune, a condenação de Costa por homicídio com dolo eventual tornou-se um símbolo da luta por justiça e cidadania.

Embora já seja informalmente celebrada e reconhecida em todo o país, a data não está oficializada. Segundo a Rodas da Paz, sua oficialização criará novas oportunidades para a promoção da educação para a paz no trânsito e o uso da bicicleta.

O projeto que definia o Dia do Ciclista tramitou na Câmara dos Deputados durante duas legislaturas. Ele havia sido aprovado em todas as comissões na legislatura passada, mas, por não ter sido incluído na pauta de votação do Plenário da Câmara, foi arquivado.

Em julho, Rodas da Paz encaminhou à Câmara dos Deputados um pedido de reconhecimento desta data no calendário nacional. O pedido foi encaminhado por meio do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, para que a data passe a ser reconhecida oficialmente, pois o mais importante já ocorreu: a data foi abraçada pela população brasileira, que leva a bicicleta cada vez mais a sério.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é órgão integrante do sistema de consultoria e assessoramento institucional unificado da Câmara dos Deputados e diretamente jurisdicionado ao Presidente da Casa. O Cedes oferece embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas e ao processo decisório no âmbito da Câmara.

Junto ao pedido encaminhado ao Cedes, Rodas da Paz anexou um dossiê sobre o Dia do Ciclista, com as comemorações feitas em 2015, com mais de 200 páginas de notícias da grande mídia, blogs e publicações de entidades públicas e celebridades de todo o país em comemoração a data, acompanhado de uma lista de instituições que apoiam a proposta.

Serviço

Passeio Anual Rodas da Paz 2016

  • Concentração: a partir das 8h do dia 21/08 (domingo)
  • Local: Em frente ao Museu Nacional
  • Trajeto tradicional: Museu Nacional, Esplanada, Ponte JK |17km
  • Trajeto Rodinhas da Paz: Duas voltas na Esplanada |2,5km
  • Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 18 de agosto
  • Fotos do Passeio de anos anteriores para divulgação: circuitos tradicional e rodinhas
  • Realização: Rodas da Paz
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização