29 de maio de 2024

Tour de France 2016: Peter Sagan vence a 16ª etapa por um ‘beiço de pulga’

Ciclista eslovaco da equipe Tinkoff venceu no sprint Alexander Kristoff (Katusha) em uma vitória que só pôde ser confirmada através do foto-finish

O atual campeão mundial de ciclismo Peter Sagan (Tinkoff) venceu hoje no sprint final a 16ª etapa da edição 2016 do Trou de France, superando por muito pouco o norueguês Alexander Kristoff (Katusha), em uma disputa que só foi confirmada pelos organizadores da prova após a utilização do foto-finish.

Esta foi a sétima vitória de Sagan no Tour (a terceira nesta edição). Os noruegueses Alexander Kristoff (Katusha) e Sondre Holst Enger (IAM) completaram o pódio.

“Não ficaria surpreso se visse outra Sagan obter outra vitória”, previu Chris Froome, pouco antes da realização desta. E o britânico não se enganou na sua previsão.

O vencedor do dia, que cimentou sua liderança na classificação por pontos, declarou após sua terceira vitória neste Tour. “Estou muito feliz e orgulhoso da minha equipe”, agradeceu o atual campeão do mundo. “Já perdi etapas destas muitas vezes, mas hoje foi o meu dia. Eu acredito no destino”.

Na 16ª etapa do Tour de France, 183 ciclistas largaram de Moirans-en-Montagne, no extremo leste da França, rumo a Berna, capital da Suíça. Antes da largada, foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas do atentado de Nice, no último dia 14.

Nesta etapa, os ciclistas percorreram os 209 quilômetros de uma etapa no estilo ‘clássica’ – uma prova longa, disputada num único dia, com subidas e descidas constantes e piso pavé que se adapta a ciclistas rápidos, mas com alguma capacidade em subidas.

A aproximação de Berna trouxe uma contagem de montanha de quarta categoria, mas o principal desafio veio já na capital suíça. A quatro quilômetros do fim, uma descida rápida em estradas técnicas e 1000 metros de estradas planas precederam duas pequenas subidas – uma com pavé e uma subida final com cerca de 600 metros.

Chris Froome, Camisa Amarela da prova, falou do perigo de desdenhar a importância da etapa que antecedeu o dia de descanso, em Berna. “Hoje é uma etapa traiçoeira. Vou confiar nos meus companheiros para me levarem em segurança”, alertou o britânico.

Assim como o previsto pelo britânico, esta etapa foi feita na medida para corredores rápidos e especialistas em ‘clássicas’ como Sagan, John Degenkolb, Michael Matthews, Bryan Coquard, Greg Van Avermaet e Alexander Kristoff. Logo na fase inicial da etapa, dois especialistas, o francês Alaphilippe e o alemão Tony Martin (ambos da Etixx) isolaram-se do pelotão e, sob a liderança do contra-relogista alemão, chegaram a obter cinco minutos de vantagem, na altura do quilômetro 60.

Alaphilippe pareceu mais um passageiro da bicicleta de Martin, tal era a diferença de trabalho entre o francês e o seu companheiro alemão. Entre os dois e o pelotão ainda chegou a haver um pequeno grupo, formado por Lawson Craddock (Cannondale), Nicolas Edet (Cofidis), Vegard Breen (Fortuneo) e Timo Roosen (Lotto), mas o trabalho de Martin não permitiu a aproximação dos perseguidores.

Já em território suíço, no quilômetro 106, vantagem da fuga foi gradativamente diminuindo, que passou a ser de apenas três minutos. Foi neste momento que Alaphilippe começou a trabalhar, para ajudar a conservar sua vantagem. A corrida mantinha-se calma, com o pelotão ‘adormecido’ pelas belas paisagens suíças, como o Lago de Nauchâtel.

Com a aproximação dos últimos quilômetros e já com Sagan em terceiro, o pelotão ‘apertou’ os fugitivos e, a cerca de 22 quilômetros do final da etapa, anulou a fuga, culminando com a incrível disputa entre Sagan e Kristoff.

Resultados da 16ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team 4:26:02
2 Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha
3 Sondre Holst Enger (Nor) IAM Cycling
4 John Degenkolb (Ger) Team Giant-Alpecin
5 Michael Matthews (Aus) Orica-BikeExchange
6 Fabian Cancellara (Swi) Trek-Segafredo
7 Sep Vanmarcke (Bel) Team LottoNl-Jumbo
8 Maximiliano Richeze (Arg) Etixx – Quick-Step
9 Edvald Boasson Hagen (Nor) Dimension Data
10 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team

Classificação geral após a 16ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 72:40:38
2 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:01:47
3 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:02:45
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:02:59
5 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:03:17
6 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:04
7 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:04:27
8 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:04:47
9 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step 0:05:03
10 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:05:16
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização