22 de maio de 2024

Tour de France 2016: Cavendish vence a 14ª etapa, em Villars-les-Dombes

Britânico vence pela quarta vez na mesma edição do Tour. Com 30 vitórias acumuladas na prova, ciclista da Dimension Data aproxima-se do recorde de Eddy Merckx

Mark Cavendish venceu hoje a 14ª etapa da edição 2016 do Tour de France, realizada entre as localidades de Montélimar e Villars-les-Dombes. Com a vitória de hoje, o ciclista britânico acumula quatro vitórias em uma mesma edição da prova e, com 30 vitórias em sua carreira, aproxima-se do recorde do legendário ciclista belga Eddy Merckx, com 34.

Depois da subida ao Mont Ventoux, na última quinta-feira e do contra-relógio de sexta, a etapa deste sábado foi claramente de transição e sem grandes dificuldades montanhosas (apenas três contagens de quarta categoria). Nesta altura, com duas semanas completas, o cansaço já se faz presente na maioria dos competidores e foi por isso normal que o início da etapa fosse muito lento. Na primeira hora da prova, a média foi de 30,4 km/h e, ao contrário do que é hábito, ninguém ‘saltou’ do pelotão no quilômetro zero. Tudo correu relativamente tranquilo até que, ao 28º quilômetro, Jérémy Roy, da equipe Française des Jeux, deu início ao primeiro ataque, seguido por Alex Lowes (Cannondale), Martin Elmiger (IAM) e Cesare Benedetti (Bora).

Em um primeiro momento, não houve reação do pelotão, o que permitiu ao quarteto ir ganhando vantagem, que atingiu o seu máximo no quilômetro 43. Faltando 50 quilômetros para o fim, a vantagem caiu para 1m10s.

O pelotão aproximava-se a olhos vistos e colocou-se a apenas 14 segundos da frente, faltando cerca de 20 quilômetros para a linha de chegada. No entanto, as principais equipes não demonstraram interesse em começar a preparar o sprint tão cedo e os fugitivos, que foram praticamente alcançados, conseguiram voltar a aumentar a vantagem para 40 segundos.

Percebendo que ainda havia uma esperança de chegarem isolados à chegada, os ciclistas em fuga aumentaram a velocidade. O quarteto passou a trio com 14 quilômetros para o fim, com Alex Howes já sem ritmo. Cinco quilômetros à frente, Benedetti começou a ficar para trás, incapaz de responder ao ataque de Elmiger (apenas Roy seguiu o suíço). No entanto, já dentro dos últimos cinco quilômetros, o pelotão passou a responder, provocando mesmo alguns cortes.

Os fugitivos foram apanhados a pouco mais de três quilômetros da meta começou a guerra de colocações, tendo em vista o sprint. A Etixx de Marcel Kittel, a Lotto-Soudal de André Greipel, a Dimension Data de Mark Cavendish e a Katusha de Alexander Kristoff eram as equipes mais ativas mas, uma vez chegados à reta final, foi Maximiliano Richeze a levar Kittel até aos últimos 250 metros. Aí, com cara ao vento, o alemão mostrou que já não está em sua melhor forma. Cavendish, que vinha na roda, passou e venceu com alguma folga, à frente de Kristoff, segundo, e Peter Sagan, terceiro.

Este domingo, na 15ª etapa, os ciclistas terão pela frente seis contagens de montanha: uma de categoria especial, duas de primeira categoria, uma de segunda e duas de terceira. A chegada, na cidade de Culoz, não será em alto, mas a última subida está a apenas 14 quilômetros da linha de chegada.

Resultados da 14ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Mark Cavendish (GBr) Dimension Data 5:43:49
2 Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha
3 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team
4 John Degenkolb (Ger) Team Giant-Alpecin
5 Marcel Kittel (Ger) Etixx – Quick-Step
6 André Greipel (Ger) Lotto Soudal
7 Bryan Coquard (Fra) Direct Energie
8 Davide Cimolai (Ita) Lampre – Merida
9 Christophe Laporte (Fra) Cofidis, Solutions Credits
10 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale

Classificação geral após a 14ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 63:46:40
2 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:01:47
3 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:02:45
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:02:59
5 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:03:17
6 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:03:19
7 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:04
8 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:04:27
9 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step 0:05:03
10 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:05:16
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização