19 de maio de 2024
Raiza Goulão - Foto: Fabio Piva / Specialized

Raiza Goulão e Bruna Elias defendem seus títulos no Campeonato Brasileiro

Além das duas atuais campeãs, Rubinho Valeriano, Érick Bruske e Lucas Sírio também buscam mais um título nacional no domingo (17). Para Rubinho e Raiza, é reta final na preparação para a Rio 2016

Juiz de Fora (MG) sediará neste fim de semana a principal competição de mountain bike cross country olímpico (XCO) no país, o Campeonato Brasileiro. O evento reunirá os melhores atletas de MTB nacional e cinco deles, patrocinados pela Specialized, estão entre os favoritos em suas categorias. No Feminino, a goiana Raiza Goulão e a gaúcha Bruna Elias pedalarão pela manutenção das camisas de campeãs na Elite e na Juvenil, respectivamente. Entre os homens, o mineiro Rubinho Valeriano buscará o tetracampeonato na Elite, e o catarinense Érick Bruske e o mineiro Lucas Sírio, companheiros de equipe de Raiza e Bruna, vão em busca dos títulos inéditos da Sub-23 e Junior, respectivamente.

Bruna Elias - Foto: Fabio Piva / Specialized
Bruna Elias – Foto: Fabio Piva / Specialized

O local traz boas lembranças para Raiza, Érick e Lucas. Em 2013, o trio saiu de Juiz de Fora com os títulos nacionais em suas categorias. Raiza venceu a sub-23 com mais de 12 minutos de folga para a vice-campeã, Érick faturou a juvenil, menos de um minuto na frente de seu rival, e Lucas foi o vencedor da infanto-juvenil, com mais de três minutos de vantagem. Já Rubinho foi o terceiro colocado naquela ocasião após três títulos nacionais, em 2007, 2011 e 2012, enquanto Bruna, a mais jovem entre os cinco ciclistas, ainda não havia competido em nível nacional.

Rubinho Valeriano - Foto: Divulgação / Esporte na Foto
Rubinho Valeriano – Foto: Divulgação / Esporte na Foto

Raiza Goulão chega ao País em ritmo forte, após cinco provas de alto nível em dois meses no Velho Continente. “Fiz meu primeiro treino na pista e fiquei satisfeita com o percurso. Voltar ao Brasil depois de uma sequência na Europa já na prova mais importante do MTB nacional, é uma felicidade. Vi várias atletas mais novas treinando aqui e me vejo nelas, quando eu estava no começo de carreira alguns anos atrás. Acho bacana elas estarem em um evento dessa grandeza, muito bem organizado pela CBC, e espero que o esporte cresça cada vez mais, surgindo novas Raizas”, conta a número 1 do Brasil e 13ª no ranking mundial.

Érick Bruske - Foto: Divulgação
Érick Bruske – Foto: Divulgação

Em seu primeiro ano na sub-23, Erick espera obter uma boa performance e poder destacar-se na competição. “Conquistei aqui em Juiz de Fora meu primeiro título nacional, há três anos. Por isso, guardo boas lembranças da pista”, relembra. “A expectativa para este Brasileiro é grande. É a prova que venho me preparando desde janeiro para chegar bem e fazer um bom resultado. Tive alguns contratempos no início do ano, mas me acertei e agora estou bem treinado e preparado. Na última semana vi que estou em um processo de evolução nos treinos e com ansiedade para chegar logo o domingo e fazer um bom papel”, complementa Bruske.

Assim como Érick, o ano é de estreia para Lucas, na júnior. “Estou em boa forma e meu planejamento foi voltado para o Brasileiro. Conheço o circuito porque estive lá há algumas semanas disputando o Campeonato Mineiro. Sei que mudaram alguns detalhes, mas na oportunidade que tive de correr lá não tive dificuldades e me senti bem. Agora é descansar e ter tranquilidade, para fazer meu melhor”, avalia Lucas. “Espero conseguir um lugar no pódio entre os três melhores, já que estou em meu primeiro ano na júnior e meus principais rivais estão na segunda temporada na categoria”, completa.

Lucas Sírio - Foto: Divulgação / Esporte na Foto
Lucas Sírio – Foto: Divulgação / Esporte na Foto

Olimpíada Rio 2016 – Além da disputa pelo título nacional, Rubinho Valeriano e Raiza Goulão terão no Campeonato Brasileiro de MTB uma boa oportunidade de preparação para o principal desafio da temporada. Ambos os ciclistas representarão o Brasil no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na disputa da modalidade cross country olímpico. Enquanto Raiza fará sua estreia na competição no dia 20 de agosto, Rubinho disputa sua terceira Olimpíada, no dia 21. O mineiro esteve em Pequim 2008, onde ficou em 21º lugar, e Londres 2012, encerrando na 24ª colocação.

“A expectativa é de chegar no domingo e fazer um bom resultado. Venho fazendo um treinamento muito intensivo junto com meu treinador, Cadu Polazzo, para os Jogos Olímpicos. Espero que dê certo. Chego um pouco cansado para o Brasileiro, porque o ritmo está muito intenso em meus treinamentos nas últimas semanas. Após garantirmos a segunda vaga para o Brasil e ter a confirmação de que eu seria esse atleta, pela pontuação no ciclo olímpico, o foco passou a ser totalmente na Rio 2016”, conta Rubinho Valeriano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização