23 de maio de 2024
Mark Cavendish (direita) disputa com André Greipel no sprint final

Tour de France 2016: Mark Cavendish vence a terceira etapa

Sem alterações significativas na classificação geral, Peter Sagan (Tinkoff) permanece na liderança com a Camisa Amarela

O ciclista britânico Mark Cavendish (Team Dimension Data), venceu hoje a terceira etapa da edição 2016 do Tour de France. A segunda etapa mais longa deste Tour 2016 (224 quilômetros), que ligou as localidades de Granville a Angers, na região norte da França, foi marcada pela tranquilidade no pelotão e pelo já esperado sprint final. O alemão André Greipel e Cavendish foram os mais fortes no sprint final e somente após a contra-prova do photo-finish foi possível confirmar a vitória do ciclista britânico. Esta é a segunda vitória de Cavendish nesta edição da prova e a sua 28ª em sua carreira no Tour, igualando o número de vitórias do francês Bernard Hinault.

Na etapa de hoje, a emoção ficou guardada para o fim. Com um pelotão ‘em câmara lenta’, o ciclista Armindo Fonseca (Fortuneo-Vital Concept) esteve em fuga desde os quilômetros iniciais. Apesar de mais nenhum ciclista ter acompanhado o francês na fuga do dia, Fonseca manteve-se firme em sua aposta, possivelmente para poder estar na frente no momento em que a os competidores passassem pela sua terra natal, Ile-et-Vilaine.

O ciclista francês chegou a registrar mais de 11 minutos de vantagem sobre um pelotão pouco preocupado com a distância, mas acabou sendo alcançado pelo experiente Thomas Voeckler. Apesar dos esforços, os dois gauleses foram apanhados pelo pelotão a oito quilômetros do final.

Nesta fase, entraram em ação os sprinters, quando Mark Cavendish perseguiu André Greipel, que saiu muito cedo para o sprint (tática pouco habitual no alemão) e foi o mais rápido na chegada a Angers. Os festejos iniciais foram confusos, dado que só no photo-finish se percebeu que não tinha sido Greipel a vencer, mas sim Cavendish.

Marcel Kittel, um dos favoritos para esta etapa, voltou a decepcionar, cruzando a linha de chegada na sétima colocação). Bryan Coquard acabou superando o Camisa Amarela Peter Sagan, superando o eslovaco na luta pelo último lugar do pódio.

Os principais favoritos chegaram incluídos no pelotão e não houve alterações significativas na classificação geral, que continua a ser liderada por Peter Sagan,com 8 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Julian Alaphilippe e e 10 segundos sobre Alejandro Valverde, terceiro.

Resultados da 3ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Mark Cavendish (GBr) Dimension Data 5:59:54
2 André Greipel (Ger) Lotto Soudal
3 Bryan Coquard (Fra) Direct Energie
4 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team
5 Edward Theuns (Bel) Trek-Segafredo
6 Sondre Holst Enger (Nor) IAM Cycling
7 Marcel Kittel (Ger) Etixx – Quick-Step
8 Christophe Laporte (Fra) Cofidis, Solutions Credits
9 Daniel Mclay (GBr) Fortuneo – Vital Concept
10 Dylan Groenewegen (Ned) Team LottoNl-Jumbo

Classificação geral após a 3ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team 14:34:36
2 Julian Alaphilippe (Fra) Etixx – Quick-Step 0:00:08
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:00:10
4 Christopher Froome (GBr) Team Sky 0:00:14
5 Warren Barguil (Fra) Team Giant-Alpecin
6 Nairo Quintana (Col) Movistar Team
7 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff Team
8 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal
9 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team
10 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização