28 de maio de 2024
Peter Sagan arranca para o sprint final

Tour de France 2016: Peter Sagan vence 2ª etapa e assume a liderança na geral

Atual campeão mundial de ciclismo de estrada é o novo Camisa Amarela da prova, com uma vantagem de 8 segundos sobre o segundo colocado na classificação geral, o francês Julian Alaphilippe

Peter Sagan (Tinkoff) venceu neste domingo a segunda etapa da edição 2016 do Tour de France, realizada em um percurso de 183 quilômetros de extensão entre Saint-Lô a Cherbourg-en-Cotentin.

Com o resultado de hoje, o atual campeão mundial de ciclismo de estrada é o novo Camisa Amarela da prova, com uma vantagem de 8 segundos sobre o segundo colocado na classificação geral, o francês Julian Alaphilippe (Etixx – Quick-Step).

Sagan, que há muito deixou ser apenas um sprinter, aguentou a montanha e acompanhou o grupo dos favoritos. Quando Julian Alaphilippe atacou, o eslovaco respondeu e venceu a etapa, com o francês em segundo e Alejandro Valverde em terceiro. O britânico Chris Froome, atento, terminou a etapa entre os top-10, enquanto que Nairo Quintana finalizou em 17º, à frente do português Rui Costa. Os 26 primeiros terminaram com o mesmo tempo de Sagan.

Vincenzo Nibali ou Thibaut Pinot já perderam 11 segundos, mas os grandes derrotados do dia foram Alberto Contador e Richie Porte. O espanhol sofreu uma queda pelo segundo dia consecutivo (desta vez no quilômetro 60) e, na chegada, perdeu 48 segundos. Já o australiano furou o pneu de sua bicicleta a 4,5 quilômetros da linha de chegada e perdeu 1m45s.

O destaque do dia ficou para o belga Jasper Stuyven, que esteve em fuga com mais três ciclistas durante praticamente toda a etapa e só foi alcançado a 450 metros da meta. Não venceu, mas sagrou-se o novo líder da classificação da montanha.

Resultados da 2ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team 4:20:51
2 Julian Alaphilippe (Fra) Etixx – Quick-Step
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team
4 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step
5 Michael Matthews (Aus) Orica-BikeExchange
6 Wilco Kelderman (Ned) Team LottoNl-Jumbo
7 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal
8 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team
9 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
10 Christopher Froome (GBr) Team Sky

Classificação Geral após a 2ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team 8:34:42
2 Julian Alaphilippe (Fra) Etixx – Quick-Step 0:00:08
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:00:10
4 Warren Barguil (Fra) Team Giant-Alpecin 0:00:14
5 Christopher Froome (GBr) Team Sky
6 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team
7 Nairo Quintana (Col) Movistar Team
8 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff Team
9 Simon Gerrans (Aus) Orica-BikeExchange
10 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização