19 de maio de 2024
Última edição do Shimano Fest - Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

Shimano Fest pede mais segurança nas ruas e respeito ao ciclista

Pelo segundo ano consecutivo no Jockey Club de São Paulo, maior festival de bicicleta da América Latina terá quatro dias em setembro

Maior festival de bicicleta da América Latina, o Shimano Fest chega a sua sétima edição, entre 22 e 25 de setembro, fazendo um importante chamado para a necessidade de respeito no trânsito. Além de reunir os amantes do esporte e do ciclismo por quatro dias no Jockey Club de São Paulo, com diversas atrações e atividades interativas para todas as idades, o evento tem entre seus principais objetivos neste ano o de sensibilizar mais pessoas quanto à segurança dos ciclistas nas ruas e estradas do Brasil. Se em 2015 o mote foi o #TodoMundoPelaBike, desta vez terá o lema #RespeitoPelaBike.

“Em janeiro deste ano perdemos um amigo e verdadeiro herói da bicicleta, o Claudio Clarindo, em um trágico acidente na Rio-Santos, na Baixada Santista. Além de um ser humano incrível, ele sempre foi um dos embaixadores de causas como a mobilidade urbana e a segurança dos ciclistas. Seja nas estradas ou ruas, muitas pessoas perderam suas vidas nos últimos tempos e para todos nós isso é algo inaceitável. Pedestres, ciclistas e motoristas têm que aprender a conviver em harmonia e com respeito ao próximo, para que não tenhamos mais mortes como esta”, enaltece Rogerio Tancredi, gerente de marketing da Shimano Latin America (SLA). “Por isso a sétima edição do Shimano Fest convida todos a se juntarem a nós por esta causa, com a mensagem de paz e respeito”, completa o gerente da SLA.

Claudio Clarindo, vítima de acidente na Rio-Santos, em janeiro - Foto: Fabio Piva / PivaPhoto
Claudio Clarindo, vítima de acidente na Rio-Santos, em janeiro – Foto: Fabio Piva / PivaPhoto

Programação e novidades – Em 2016, a organização do Shimano Fest espera receber 25 mil visitantes. A sétima edição contará com espaço para 60 expositores e mais de 100 marcas do mercado de bike na área chamada de Bike Expo, com lojas vendendo diretamente ao público presente, e espaços exclusivos destinados aos patrocinadores do evento. Além do Bike Expo, o Fest será dividido em mais cinco pilares: Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility.

Vista aérea do evento em 2015 - Foto: Rodrigo Philipps / Shimano
Vista aérea do evento em 2015 – Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

No Bike Show, com a Rádio Rock 89 FM no comando da trilha sonora, haverá atrações musicais no palco, além do espaços Gastronômico com food-trucks, e Bem-estar. O Bike Kids terá as tradicionais atrações para as crianças, com mini-bikes e a simulação da ciclofaixa de lazer, oficinas interativas, circuito pumptrack, tira-rodinhas, entre outros. E o Bike Radical contará com apresentações de bike trial, BMX dirt jump e freestyle flatland.

Show de Taikô - Foto: Rodrigo Philipps / Shimano
Show de Taikô – Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

O Bike Competition reunirá a prova de MTB Short Track, válida pelo ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), para profissionais e para amadores, dando a oportunidade de todos experimentarem a pista. Será realizada também a competição de Cyclocross e a prova de ciclismo de estrada no formato Criterium, com 3 km de extensão. Destinado às atividades, discussões e ações sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade, o Bike Mobility também estará no foco das atenções, com palestras e debates sobre mobilidade e sustentabilidade, conversas entre especialistas e cicloativistas, cinema com videografia de curtas metragens e a abordagem do Cicloturismo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização