21 de abril de 2024
Foto: Thiago Diz / XTERRA

Edição do XTERRA Costa Verde terá Triathlon e Stand Up Paddle à noite

Maior festival de eventos outdoor do planeta terá mais cinco modalidades ao ar livre e espera receber mais de dois mil inscritos, em Mangaratiba (RJ)

Ansiosos por novas aventuras em meio à natureza, os amantes do XTERRA Brazil já têm o próximo destino definido. Após o grande sucesso da edição de Paraty (RJ), disputada no início deste mês, os atletas colocarão novamente seus limites à prova no Estado do Rio de Janeiro. Desta vez, o maior festival de esportes outdoor do planeta desembarca no Portobello Resort e Safari, em Mangaratiba (RJ), entre os dias 9 e 10 de julho. Recheado por novidades, o XTERRA Costa Verde terá, entre seus atrativos, duas provas noturnas. Encabeçam a lista de disputas ao luar o Night Short XTERRA Triathlon – trajeto mais curto, que consiste em  750m de natação, 18km de mountain bike e 5km de trail run -, e o XTERRA Night Sup – competição de Stand Up Paddle, subdividida em quatro modalidades.

Foto: Thiago Diz / XTERRA
Foto: Thiago Diz / XTERRA

Além das provas noturnas, o XTERRA Costa Verde realizará mais cinco provas. No sábado, dia 9 de julho, o XTERRA Endurance abre o dia de competições, com um percurso 50km. Em seguida, o XTERRA Half Trail Run dá sequência às disputas, com um percurso de 21,5km. Fechando a manhã, é a vez do XTERRA Short Trail Run, onde os competidores serão testados em um trajeto de 9,4km. No meio da tarde, o evento volta com força total com o Swim Challange, Nesta modalidade, os nadadores buscam a primeira colocação durante 2km de travessia em mar aberto. O dia, que promete ter ação de sobra, será completo com as provas noturnas. No domingo, dia 10, como de praxe, o XTERRA Kids Mini Corrida reúne crianças de 1 a 13 anos para fechar o fim de semana de competições com muita integração com os familiares e as belezas naturais proporcionadas pelo município de Mangaratiba.

Foto: Thiago Diz / XTERRA
Foto: Thiago Diz / XTERRA

A expectativa é de que o evento recebe mais de dois mil atletas durante os dois dias de competições. Alguns destaques individuais já estão confirmados para mais essa etapa do XTERRA Brazil Tour 2016. Campeões do Swim Challange, em Paraty (RJ), Arthur Pedroza, no masculino, e Beatriz Puciarelli, no feminino, seguem na luta braçada a braçada por mais um bom resultado e a consequente liderança do ranking geral da modalidade nesta temporada. No XTERRA Night Sup, o destaque fica por conta de Guilherme dos Reis.Após conquistar na etapa de Ilhabela (SP), o paulista se credenciou para o XTERRA Costa Verde e, de quebra, ganhou uma inscrição de cortesia pelas mãos da organização do festival. Tales Camargo é outro rosto conhecido que vai marcar presença nesta edição. Conhecido por sua resistência e por participar das mais variadas modalidades, o embaixador do XTERRA Brazil pretende baixar suas marcas.

Os guerreiros interessados em participar da edições Costa Verde do XTERRA Brazil Tour 2016 ainda possuem tempo hábil para efetuar suas inscrições nas modalidades de interesse. Basta acessar o link do evento para obter maiores informações e tornar-se apto para disputar uma das etapas mais belas do circuito.

Foto: Thiago Diz / XTERRA
Foto: Thiago Diz / XTERRA

XTERRA Costa Verde

  • Datas: 9 e 10 de julho de 2016
  • Local: Mangaratiba, Rio de Janeiro (RJ)
  • Modalidades: XTERRA Night Short Triathlon, XTERRA Half Trail Run, XTERRA Short Trail Run, XTERRA Swim Challange 2k, Endurance 50k, XTERRA Night Sup e XTERRA Kids Mini Corrida
Foto: Thiago Diz / XTERRA
Foto: Thiago Diz / XTERRA

Sobre o XTERRA

O XTERRA nasceu em 1996, no Havaí, criado pelo então atleta Tom Kiely, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo. A partir de então a prova se internacionalizou e hoje está presente em mais de 40 países na Ásia, América, Europa e África.

No Brasil, o XTERRA começou em Ilhabela (SP), em 2005, apenas com a prova de triathlon off-road, com aproximadamente 300 atletas e então pouco conhecida entre os brasileiros, mas com muita energia para crescer.

Uma das etapas do circuito XTERRA no Brasil é escolhida para ser classificatória para o XTERRA World Championship, que acontece na Ilha de Maui, no Havaí e reúne os melhores atletas do mundo. O XTERRA Brazil distribui 50 vagas para os mais bem colocados triatletas por faixa etária, masculino e feminino, para a grande final com a nata do triathlon off-road mundial. São reunidos 800 atletas de 32 países para disputar em um percurso extremamente desafiador no terreno vulcânico da ilha americana.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização