29 de maio de 2024
Erick Bruske - Foto: Divulgação / Esporte na Foto

Em busca do pódio, Erick Bruske participa da Taça Brasil de XCO, em Goiânia

O catarinense Erick Bruske terá neste fim de semana mais um importante desafio em seu primeiro ano competindo com os principais atletas do mountain bike brasileiro. Em Goiânia, o ciclista disputará a segunda etapa da Taça Brasil de XCO, na tarde do domingo (12). Classe 2 na UCI (União Ciclística Internacional), a competição ofertará 30 pontos aos campeões das elites no ranking mundial. Seu companheiro de equipe, Lucas Sírio, também participa da prova, na categoria Junior.

A etapa goiana da Taça Brasil de XCO será a primeira de duas provas que Erick Bruske terá pela frente neste mês, visando um bom resultado no Campeonato Brasileiro, em Juiz de Fora (MG), dia 17 de julho. “O treinamento está bem intenso porque meu foco está no Campeonato Nacional. Em Goiânia terei uma oportunidade boa de testar o físico. Será hora de comprovar se os treinos estão no caminho certo”, conta Bruske, que no dia 26 participará do Marathon Márcio May Pedra Branca, em Palhoça (SC).

O circuito em Goiânia, de 7,3 km de extensão e com a largada no Paço Municipal, traz boas recordações para Bruske, que em 2015 venceu a categoria júnior no mesmo local. “A pista será a mesma de 2015, chamada de Laboratório. É bem fluída, mas grande parte em trilha, com cerca de 75% a 80% de singletrack não tão técnico. Apenas na chegada o espaço é bem aberto. Acredito que teremos vários grupos de três ou quatro atletas disputando as posições durante a competição”, analisa.

“Estou com a cabeça leve e mais tranquilo. Um pouco ansioso, mas de forma positiva, acredito que conquistarei um bom resultado”

Erick Bruske destaca ainda o que para ele pode ser um bom resultado. “Ser campeão na Sub-23 e estar no top 8 da Super Elite, ou até quem sabe terminar entre os cinco melhores, seriam resultados ótimos para mim”, relata Bruske. “De um tempo para cá troquei de treinador e comecei um acompanhamento com psicólogo. Estou bem diferente, com a cabeça leve e mais tranquilo. Com vontade grande de correr. Um pouco ansioso, mas de forma positiva. Acredito que conquistarei um bom resultado”, complementa.

Lucas Sírio - Foto: Fabio Piva / Divulgação
Lucas Sírio – Foto: Fabio Piva / Divulgação

O mineiro Lucas Sírio também disputará a Taça Brasil como preparação para o Brasileiro, em julho, com duas etapas do Campeonato Mineiro de XCO pelo caminho: uma no dia 26 de junho, em Juiz de Fora, e a outra no dia 3 de julho, em Santana dos Montes. “Espero fazer um top 3 nesta prova, que me ajudaria a somar importantes pontos no ranking nacional”, define Lucas. “Me identifico muito com a pista de Goiânia. Em 2015 venci lá, no meu último ano na categoria Juvenil. Estou em uma fase de treinamentos intensos visando o Brasileiro. Esta prova com certeza me ajudará na preparação”, complementa o atleta de Conselheiro Lafaiete.

Bruna Elias em Pelotas - Foto: Cristian Iepsen / Divulgação
Bruna Elias em Pelotas – Foto: Cristian Iepsen / Divulgação

Vitória no Rio Grande do Sul – Enquanto Erick e Lucas preparam-se para a Taça Brasil de XCO, sua companheira de equipe, Bruna Elias, conquistou um excelente resultado no último fim de semana. Bruna, de 16 anos, venceu a categoria feminina do Campeonato Zona Sul de MTB Maratona, em Pelotas (RS). O local é especial para a ciclista. Foi lá, aos 12 anos, que ela disputou sua primeira competição de mountain bike e a partir de então começou a levar o esporte a sério.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização