18 de abril de 2024
Foto: Prefeitura de Fortaleza / Divulgação

Fortaleza implanta equipamento de fiscalização eletrônica para coibir desrespeito a ciclistas

Equipamento instalado na sexta-feira (29) coibirá, entre outras infrações, as irregularidades cometidas por motoristas que insistem em transitar pela via destinada a ciclistas

Visando assegurar o respeito aos ciclistas e oferecer mobilidade segura para quem se desloca sobre duas rodas, a Prefeitura de Fortaleza implantou nesta sexta-feira (29/04) o primeiro equipamento de fiscalização eletrônica que coibirá, dentre outras infrações, as irregularidades cometidas por veículos na ciclofaixa da Avenida Beira-Mar. Posteriormente, a iniciativa deve se expandir para outras áreas da capital cearense, que hoje dispõe de 149,6 km de infraestruturas cicloviárias.

A adoção desse tipo de instrumento para fiscalizar o tráfego irregular nos espaços de circulação destinados às bicicletas passou a ser permitida somente após a publicação da Portaria nº 100/2015 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Enquanto não havia um aparato legal que permitisse essa fiscalização, apenas os agentes de trânsito fiscalizavam tais infrações por meio de rotas volantes. Agora, com o auxílio dos equipamentos, esperamos garantir que a legislação seja cada vez mais respeitada e os ciclistas possam se deslocam com maior segurança pela cidade”, defende Arcelino Lima, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O equipamento será instalado na Av. Beira-Mar, próximo ao cruzamento com a Av. Desembargador Moreira, devendo fiscalizar os veículos que transitam na ciclofaixa, além do excesso de velocidade e a restrição de caminhões nas demais faixas de tráfego. A fiscalização terá início somente no dia 6 de maio, já que na próxima semana haverá ações educativas desenvolvidas pela Gerência de Educação da AMC para incentivar o cumprimento às normas de circulação viária e estimular a convivência pacífica entre todos os modais de transporte.

Segundo o Art. 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo em ciclovias e ciclofaixas é uma infração de natureza gravíssima, sete pontos no prontuário do condutor e multa no valor de R$ 574,62.

Ciclofaixa – A ciclofaixa que está sendo sinalizada ao longo da Av. Beira-Mar será bidirecional, com cerca de 3,1 km de extensão e largura variando entre 2,50 e 3,00 metros, no lado esquerdo da via junto ao calçadão, consolidando-se como um espaço de compartilhamento para ciclistas e corredores.

A nova infraestrutura ligará a ciclofaixa atual existente no Aterro da Praia de Iracema ao Novo Mercado dos Peixes, no bairro Mucuripe. Com isso, será aumentando o espaço disponível para o lazer e também ofertado um espaço seguro para as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e utilizam a via. Essa nova ciclofaixa da Av. Beira-Mar conecta-se ainda a outras ciclofaixas e ciclovias da cidade, além de estar próxima a quatro estações do Bicicletar.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização