23 de abril de 2024
Foto: Álvaro Perazzoli / Ag. Laborazoli

Etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorin será válida pela UCI Junior Series XCO

A cidade ‘Onde os sinos falam’ irá se transformar na capital do mountain bike entre os dias 13 e 15 de maio. São João del-Rei irá sediar a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) pelo 4º ano consecutivo. O evento acontecerá no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e traz batalhas do Cross Country Olímpico (XCO) e Cross Country Elimator (XCE). Além disso, este é o terceiro ano que esta etapa estará entre as 25 provas do calendário da União Ciclística Internacional pela UCI Junior Series XCO.

Dentre as novidades da UCI Junior Series está a largada da categoria Júnior Feminina, que nesta edição largará junto com a Júnior Masculina, no domingo.

Segundo o organizador do evento, Rogério Bernardes, a UCI Junior Series é como uma etapa de Copa do Mundo da categoria. “Receber uma etapa da UCI Junior Series é uma grande responsabilidade pois é como uma Word Cup da categoria. Além disso, este ano os pontos do XCO e XCE serão os últimos do Ciclo Olímpico do Rio 2016 e as competições terão ainda mais importância”, afirmou.

Com a UCI Junior Series XCO, a CIMTB Levorin irá receber atletas do Brasil e de países da América do Sul, entre eles o colombiano que foi medalha de ouro no Pan-Americano em 2016. A pontuação para o ranking é diferenciada para as etapas do Junior Series, uma vez que a proposta da União Ciclística Internacional (UCI) é de fomentar a categoria. Assim, os 20 primeiros pontuam no ranking mundial, garantindo 60 pontos aos campeões.

Com a realização dos Jogos Olímpicos entre os dias 5 e 21 de agosto, e etapa de São João del-Rei será decisiva no número de vagas e representantes do mountain bike na Rio 2016. O ranking olímpico fechará no dia 24 de maio de 2016.

Foto: Álvaro Perazzoli / Ag. Laborazoli
Foto: Álvaro Perazzoli / Ag. Laborazoli

Confira como serão as largadas

As tomadas de tempo para decisão dos finalistas do XCE serão realizadas na sexta-feira (13). No masculino, os 16 melhores participam das quartas de final e no feminino as oito melhores ciclistas avançam às semifinais. As finais serão realizadas a partir das 9h no sábado. Podem participar do XCE atletas da Super Elite (Elite e Sub-23) e Júnior, ambas Femininas e Masculinas.

As largadas da Copa de Amadores XCO começam no sábado, a partir das 15h30 para todas as categorias, exceto Segurança Pública. No domingo, as disputas de XCO continuam na pista com as largadas da CIMTB Levorin. As batalhas XCO da SuperElite (Feminina, Masculina e Sub-23) começam a partir das 14h.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização