25 de abril de 2024

Altor 560G, a tranca para bikes que alia leveza a uma resistência sem precedentes

Leve e fácil de transportar, novo acessório anti-furto é virtualmente indestrutível, mesmo sob a ação de serras, marretadas, alicates de cortar correntes e até ácidos

Atualmente, podemos classificar as trancas e cadeados anti-furtos para bicicletas em dois tipos: as eficientes, porém pesadas U-locks; e as leves, porém pouco seguras correntes e cabos de aço equipadas com cadeados.

Uma pequena empresa criada por dois estudantes de engenharia mecânica da Universidade de Lehigh, no estado norte-americano da Pensilvânia, pretende quebrar este paradigma, ao lançar no mercado o Altor 560G, uma revolucionária tranca para bikes virtualmente a prova de furtos, que alia leveza e facilidade de transporte.

Altor 560G

Como seu nome sugere, o Altor 560G pesa apenas 560 gramas e é construído a partir de quatro hastes de titânio grau 5 (Ti-6Al-4V), utilizada na indústria aeroespacial e uma das mais resistentes do mercado. As hastes são interligadas por rebites de aço inoxidável, protegidas por escudos de titânio.

Altor 560G

O resultado é um produto virtualmente indestrutível, mesmo sob a ação de serras, marretadas, talhadeiras, alicates de cortar correntes e até mesmo ácidos.

Altor 560G

 

Em uma de suas extremidades, o Altor 560G possui um cadeado com um mecanismo de mola que pode ser travado simplesmente pressionando-o com os dedos, sem necessidade de chaves, que são utilizadas apenas para abri-lo.

Quando não está sendo utilizado, a tranca pode ser dobrada para ocupar pouco espaço e ser facilmente transportada de forma muito mais eficiente que os pesados e incômodos modelos U-lock.

Altor 560G

Com seu design de linhas arredondadas e sem arestas, o 560G ajusta-se facilmente ao quadro da bike, rodas e objeto de ancoragem, como postes e paraciclos sem o risco de arranhar a bicicleta.

Altor 560G

Lançado a partir do site de financiamento coletivo Kickstarter, o Altor 560G já pode ser adquirido em regime de pré-venda, ao preço promocional de 150 dólares, mais despesas de envio. Seu lançamento comercial está previsto para julho deste ano, por 200 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização