25 de maio de 2024
Copa Nordeste 2015 - Foto: Wesley Kestrel / CBC

Sergipe reúne ciclistas de nove estados na disputa da 28ª Copa Nordeste 2016

Evento, um dos mais aguardados pelos atletas da região, distribuirá pontos para o ranking nacional

As ruas de Aracajú ficarão mais belas e agitadas neste final de semana. Ciclistas de nove estados se reúnem na capital do Sergipe para disputa da tradicional Copa Nordeste de Ciclismo, marcada entre os dias 29 de abril e 1 de maio. O evento, que chega a sua 28ª edição em 2016, é um dos mais aguardados pelos atletas da região e irá distribuir pontos importantes no ranking nacional.

O percurso para os três dias de provas será um circuito de 3,2 quilômetros montado na Avenida Silvério Leite Fontes, mais conhecida como Rota de Fuga, próxima ao Aeroporto de Aracaju, na Zona Sul da cidade. Os ciclistas encaram uma prova inaugural de Contra-relógio individual na sexta-feira (29), seguida por uma disputa de resistência no sábado (30) e uma prova de circuito no domingo (1º).

Os competidores serão divididos em 11 categorias oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para disputarem os três dias de provas. As seleções estaduais serão compostas da seguinte forma: Elite (Aberta a ciclistas das categorias Sub23, S30 e Elite), máximo cinco atletas por estado; Junior, três ciclistas por estado; Juvenil, três ciclistas por estado; Master A1 (30-34 anos), dois ciclistas por estado; Master A2 (35-39 anos), um ciclista por estado; Master B1 (40-44 anos), dois ciclistas por estado; Master B2 (45-49 anos), um ciclista por estado; Master C1 (50-54 anos), dois ciclistas por estado; Master C2 (55-59 anos), um ciclista por estado; Veteranos, três ciclistas por estado; e Feminino, três ciclistas por estado.

“É um desafio muito grande realizar um evento desta magnitude e não estamos medindo esforços para que os ciclistas e o público vejam um espetáculo de primeira categoria. O ciclismo da região nordeste está crescendo de maneira rápida, proporcionando competições cada vez mais disputadas e de alto nível. A seleção sergipana é bicampeã da Copa Nordeste, foi vice-campeã em 2015 e chega muito motivada para conquistar seu terceiro título desta vez em casa”, contou Jario Vieira Dantas, atual presidente da Federação Sergipana de Ciclismo (FSC).

Na edição passada, realizada na Bahia, o título ficou com os anfitriões que somaram 106 pontos e conquistaram a vitória pela sexta vez. A delegação de Sergipe terminou em segundo lugar com 88 pontos e a Paraíba em terceiro fazendo 80 pontos.

Conhecimento – Mantendo o princípio de levar conhecimento e desenvolvimento para o ciclismo em todas as regiões do país, a confederação também realizará, paralelamente a Copa, um Workshop sobre Ciclismo de Estrada (nível básico), ministrado pela Comissária Internacional UCI, Elaine Sirydakis.

Durante o encontro será abordado assuntos relevantes da disciplina do Ciclismo de Estrada, incluindo a importância de ser comissário, treinamentos necessários, carreira, conduta e todas as etapas básicas que existem na organização de uma competição.

O Workshop é direcionado para alunos de Ed. Física, professores de Ed. Física, ciclistas e demais pessoas que tiverem interesse de atuar na área ou apenas  adquirir conhecimento especifico sobre a modalidade.

Programação

Dia: 29/04/2016 (Sexta-Feira)

  • 10:00 horas – Abertura do evento e Congresso Técnico
  • 14:00 horas – Prova Contrarrelógio Individual
  • 20:00 horas – Reunião Técnica

Dia: 30/04/2016 (Sábado)

  • 07:00 horas – Provas de resistência

Dia:01/05/2016 (Domingo)

  • 07:00 horas – Provas de circuito
  • 11:30 horas – Premiação
  • 12:00 horas – Encerramento

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização