25 de maio de 2024
Etapa de UCI Junior Series em São João del-Rei é a única do Brasil - Foto: Álvaro Perazzoli

Atletas da Colômbia confirmam participação na CIMTB Levorin e deixam a disputa mais acirrada

Wilson Peña, 17 ano, terceiro melhor no ranking da UCI, disse que competirá pelo ouro. Atleta foi prata em 2015 na segunda etapa da CIMTB Levorin

São João del-Rei já está se preparando para receber grandes disputas na segunda etapa da CIMTB Levorin entre os dias 13 e 15 maio. Atletas da Colômbia já confirmaram presença e prometem deixar a briga acirrada na UCI Junior Series XCO. Dentre os corredores do país vizinho está o terceiro melhor no ranking mundial júnior da União Ciclística Internacional (UCI), Wilson Peña de 18 anos. Primeiro lugar no Pan-Americano Junior de 2016, em Catamarca na Argentina, o atleta, que conquistou a prata em 2015 em São João del-Rei, promete que irá deixar a luta mais difícil.

“Desde 2016, iniciei minha preparação com o objetivo de chegar ao Campeonato Mundial na República Checa. Estivemos no Chile, na Copa Lippi, onde consegui o primeiro lugar, depois na Argentina no Campeonato Pan-Americano, fui o campeão da América. Agora, viajo para a Califórnia, nos Estados Unidos, para outra competição, e depois para a CIMTB Levorin. Todas estas provas são fundamentais para a preparação do Mundial”, afirmou Wilson.

Segundo o atleta, este ano a luta na CIMTB Levorin será pelo lugar mais alto do pódio. “A estratégia é dar o melhor de mim, pois a minha preparação neste segundo ano na categoria Júnior tem sido muito boa. Vamos pela medalha de ouro e os pontos da UCI”, disse.

Além de Wilson, o atleta Juan Sebastián Guerreiro, vice-campeão da categoria cadetes do Pan-Americano, estará na disputa pela categoria sub-17 e Jonathan Cantor na Sub-15. Segundo o treinador, Pablo Mazuera, a CIMTB Levorin é uma excelente oportunidade para os atletas elevarem o nível técnico. “Escolhemos a CIMTB Levorin devido à excelente organização, pois ouvimos falar muito bem e além disso, está inscrita na UCI Junior Series XCO. O evento ajuda nossos atletas a elevarem o nível competitivo, pois há corredores de diferentes países da América Latina. Espero encontrar novamente a melhor copa de mountain bike da América”, disse.

O brasileiro Mario Couto foi campeão da categoria Júnior na etapa de Araxá e pretende manter a liderança em São João del-Rei. “É um imenso prazer poder participar de uma competição de tão alto nível como a CIMTB Levorin. Terei a chance de competir mais uma vez com Wilson Peña e espero ter uma melhor sorte. No Pan-Americano da Catamarca, estava fazendo uma grande prova na terceira colocação, perto dos líderes colombianos, quando meu pneu deslocou ao passar em uma pedra. Acredito que a vinda de um atleta que é o terceiro do mundo vai enriquecer ainda mais a categoria júnior na CIMTB Levorin e tornará a disputa eletrizante. Sei que será difícil, mas estou focado para repetir a vitória que obtive em Araxá”, disse.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização