24 de abril de 2024
Foto: Everson Bressan / SMCS / Fotos Públicas

Aplicativo dá dicas de rotas seguras e estabelecimentos bike-friendly

Plataforma colaborativa UseBike reúne informações sobre pontos de alugueis, prestadoras de serviço, oficinas, bicicletários, paraciclos, ciclovias e ciclorrotas

Ciclistas urbanos contam agora com uma nova plataforma colaborativa que permite conhecer todas as rotas para ciclistas de sua cidade, além de fornecer informações sobre estabelecimentos bike-friendly.

Criado por quatro ciclistas de São Paulo, o aplicativo UseBike foi desenvolvido para facilitar a vida das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Através do UseBike, é possível não apenas localizar as ciclovias e ciclorrotas disponíveis nas proximidades, mas também oficinas, locais para tomar banho, bicicletários, pontos de aluguéis, cafés, restaurantes, shoppings, mercados que atendam aos ciclistas.

UseBike

Segundo seus desenvolvedores, a ideia foi criar um aplicativo abrangente, capaz de mapear “todo o ecossistema ciclístico”.

Desenvolvido para ser uma plataforma colaborativa, o UseBike conta com seus utilizadores para o envio de novas sugestões de pontos através do próprio aplicativo. “Essa ajuda dos usuários é que faz com que o UseBike se torne uma grande base de dados de ciclismo do país”, dizem seus criadores. Atualmente, a plataforma conta com mais de 18 mil pontos já cadastrados.

Segurança – Mais importante que meramente indicar uma rota, é indicar um percurso que seja realmente seguro.
Pensando na segurança do ciclista urbano, o UseBike utiliza um algoritmo para classificação de rotas com base na segurança, onde a partir da coleta e cruzamento de diversas fontes de informação.

O aplicativo UseBike está disponível para download gratuito para as plataformas Android e iOS. Para baixá-lo, clique em um dos ícones abaixo:

UseBike

UseBike

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização