30 de abril de 2024

Halbrad, a bicicleta minimalista voltada para a mobilidade urbana

Construída a partir da reengenharia de um triângulo traseiro de um quadro de bicicleta, invenção alemã possui apenas 1/3 do tamanho de uma bike comum

Bicicletas dobráveis são uma excelente alternativa para a utilização em mobilidade urbana. Afinal, ao serem dobradas, podem ser armazenadas e transportadas em praticamente qualquer lugar. Mas para que um modelo dobrável se você pode ter um que possua a metade do tamanho de uma bike normal?

Halbrad

Foi pensando nisto que o designer alemão Felix Kruschardt projetou a Halbrad, uma bicicleta construída a partir da reengenharia da metade traseira de um quadro convencional.

Ocupando pouco mais que um terço do tamanho de uma bicicleta comum, a Halbrad possui praticamente tudo o que um modelo convencional precisa para se locomover: duas rodas, guidão, freios, pedais, transmissão (de duas velocidades) e selim.

Halbrad

Seu guidão, localizado atrás do selim, direciona a pequena roda dianteira localizada logo abaixo da caixa de centro. Apesar do estranho posicionamento que deixa o tronco do ciclista em uma posição mais ereta, seu desenvolvedor garante que são necessários apenas alguns minutos para aprender a se equilibrar na Halbrad. Para auxiliar nas pedaladas, a bike está equipada com câmbio de duas velocidades e freio do tipo contrapedal.

Halbrad

Com apenas 90cm de comprimento e 9kg de peso total, a Halbrad é fácil de ser transportada e armazenada, sem os inconvenientes e complicações dos modelos dobráveis. O vídeo abaixo mostra a Halbrad em ação nas ruas e até mesmo em trechos sem pavimentação, o que demonstra a versatilidade do modelo:

Para viabilizar a produção da Halbrad em escala industrial, Felix Kruschardt e sua equipe estão angariando fundos através do site alemão de financiamento coletivo Startnext, onde um modelo preliminar pode ser adquirido por 1.425 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização