27 de maio de 2024
Equipe Novo Nordisk - Foto: Luis Cláudio / CBC

Equipe formada por ciclistas diabéticos participa da Volta Ciclística do Rio Grande do Sul

Team Novo Nordisk, dos Estados Unidos, é uma das 18 equipes confirmadas para a terceira edição da prova, marcada entre os dias 6 e 10 de abril

Superar limites é algo comum aos ciclistas, especialmente de alto rendimento, mas os atletas do Team Novo Nordisk vão além. A equipe de ciclismo profissional norte-americana é formada por pessoas com diabetes de várias nacionalidades e tem como objetivo inspirar os portadores da doença a praticar esportes. A equipe, ao lado da brasileira Funvic/Soul Cycles, são as únicas na Volta Ciclística do Rio Grande do Sul que integram o seleto grupo de equipes Profissionais Continentais da UCI.

“A doença não impede ninguém de ter uma vida saudável, tampouco de alcançar seus sonhos. É possível não apenas praticar esporte, como seguir uma carreira no alto rendimento”

“A doença não impede ninguém de ter uma vida saudável, tampouco de alcançar seus sonhos. É possível não apenas praticar esporte, como seguir uma carreira no alto rendimento. Basta apenas seguir as prescrições corretas do tratamento. Uma rotina diária de exercícios inclusive auxilia diretamente no controle da doença, proporcionando uma vida normal, como a de qualquer pessoa. Nosso objetivo é mostrar isso para todos, especialmente aqueles que possuem diabetes”, afirma Phil Southerland, diretor da equipe e portador de diabetes.

Team Novo Nordisk na Volta do RS 2015 - Foto: Luis Cláudio / CBC
Team Novo Nordisk na Volta do RS 2015 – Foto: Luis Cláudio / CBC

Toda garra e determinação desses profissionais poderá ser vista no Brasil a partir de quarta-feira (6). O grupo de seis atletas está confirmado para a disputa da 3ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul. A competição terá cinco etapas e irá reunir 18 equipes, sendo 10 times nacionais e oito estrangeiros, com duração até o domingo (10).

Essa será a segunda participação do time no evento, que neste ano será representado por Scott Ambrose (NZL), James Glasspool (FRA), Corentin Cherhal (FRA), Joonas Henttala (FIN), Christhopher Williams (AUS) e Andrea Peron (ITA). Os ciclistas serão comandados pelo técnico Pavel Cherkasov e o auxiliar Vassili Davidenko. As expectativas são as melhores possíveis, uma vez que a equipe tem feito boas atuações nas principais competições do calendário Europeu.

“Estamos muito contentes por estar novamente no Brasil. A prova de 2015 foi excelente, muito competitiva e com uma organização de alto padrão. Estamos muito motivados e aguardamos grandes disputas”, conta Pavel Cherkasov, técnico da equipe.

Programação

1ª etapa – Quarta-feira (06/04)

  • Novo Hamburgo / São Francisco de Paula – 150km

2ª etapa – Quinta-feira (07/04)

  • São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula – 161km

3ª etapa – Sexta-feira (08/04)

  • São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula – 156km

4ª etapa – Sábado (09/04)

  • São Francisco de Paula / Farroupilha – 174km

5ª etapa – Domingo (10/04)

  • Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha – 156km

Campeões de edições anteriores

2015

  • Individual – Byron Guama (Equador)
  • Equipes – Team Ringeriks/Kraft

2014

  • Individual – José Luis Rodrigues (Chile)
  • Equipes – Funvic/BrasilInvest (Brasil)

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização