27 de maio de 2024
Largada da Brasil Ride - Foto: Christian Correa / Brasil Ride

Em sua 7ª edição, Brasil Ride troca Chapada Diamantina pela Rota do Descobrimento

Principal ultramaratona de MTB das Américas será realizada entre Porto Seguro e o município de Eunápolis, no sul da Bahia. Inscrições abrem nesta quarta-feira

A Brasil Ride, principal ultramaratona de mountain bike das Américas chega à sua sétima edição, entre 15 e 22 de outubro, com uma grande novidade para os amantes do esporte. Após ser realizada entre os anos de 2010 até 2015 na Chapada Diamantina, com base nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, a competição seguirá no mesmo estado, porém mudando para a Rota do Descobrimento, no Sul da Bahia. A cidade de Porto Seguro abrigará uma das vilas da Brasil Ride, enquanto a segunda vila ficará em uma localidade próxima ao município de Eunápolis e será o segundo local de acampamento para os 500 participantes.

“Tivemos muito sucesso na Chapada Diamantina durante os seis primeiros anos de realização da Brasil Ride. Somos muito gratos a todos das cidades da região, como Mucugê, Rio de Contas e os demais municípios, que nos receberam com tanto carinho nessas temporadas”, agradece o fundador da ultramaratona, Mario Roma. “Mas, atendendo os anseios de alguns de nossos patrocinadores e também dos bikers, optamos por mudar de local essa competição que transforma a vida de cada participante, independentemente da quantidade de vezes que ele tenha participado. Nós da organização da Brasil Ride estamos convictos de que a região de Porto Seguro irá nos receber muito bem em mais um grande desafio que teremos pela frente”, completa Mario Roma.

Ciclistas enfrentam o calor - Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride
Ciclistas enfrentam o calor – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

Na área costeira de Porto Seguro, os ciclistas encontrarão muitos singletracks (trilhas únicas). Já no interior, plantações de cacau, parques e regiões de montanhas, próximo da divisa entre a Bahia e Minas Gerais, serão as localidades responsáveis por receber as etapas com as maiores distâncias. “Escolhemos esta região porque o objetivo da Brasil Ride é difundir o mountain bike e transformar as regiões em polos de esporte e turismo de duas rodas, seguindo com seu crescimento na busca de novos desafios e de novas paisagens, tanto para os atletas desfrutarem ao máximo cada momento vivido nos sete dias de prova, quanto para o mundo inteiro que poderá acompanhar os melhores momentos da competição diariamente”, conta Mario Roma.

Principal evento da modalidade – Diretor geral da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), Elias Dourado destaca a importância da prova para a Bahia. “Consideramos auspicioso o crescimento do evento Brasil Ride em solo baiano, construindo um legado bastante amplo em termos da prática do mountain bike em diversos municípios do nosso Estado e, consequentemente, a realização de diversas provas do esporte ao longo do ano. A Brasil Ride em parceria com o Ministério do Esporte e demais parceiros tornou-se o principal evento internacional de uma modalidade que já faz parte do calendário baiano com impactos bastante positivos para o turismo e o desenvolvimento de negócios em toda a cadeia do Esporte e do Lazer”, afirma Dourado.

Raiza Goulão - Foto: Fabio Piva / Brasil Ride
Raiza Goulão – Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

“Desta forma, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia atuará mais uma vez no apoio institucional a este evento, juntamente com o Ministério do Esporte, para que cada vez mais esta atividade já caracterizada como genuinamente baiana, possa crescer e realizar a celebração da vida bem vivida, da paz, da saúde e bem estar, associados às belezas da Bahia e ao nosso desenvolvimento como objetivo maior do nosso Governo do Estado”, acrescenta o diretor geral da Sudesb.

A prefeitura de Porto Seguro e seus dirigentes já demostram estar prontos para receber a competição de alto nível internacional. A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, celebra a vinda de mais um evento esportivo de grande porte na cidade. “Ficamos muito felizes de ter a oportunidade de sediar este evento de grande porte no cenário nacional e internacional. Mais uma prova de que temos uma cidade preparada para abrigar grandes realizações, o que traz ainda mais benefícios para o município”, festeja a prefeita.

Já o secretário de Cultura e Turismo, Humberto Nascimento, conhecido como “Beto Axé Moi”, enfatiza a importância da Brasil Ride para o município. “Será uma grande oportunidade de mostrarmos a nossa capacidade de sediar eventos deste porte. Tenho a certeza de que a comunidade de Porto Seguro vai abraçar a Brasil Ride com todo o carinho e que será uma ótima opção de movimentarmos a cidade como um todo. Hotelaria, comércio, barracas de praia, festas, em um período que a cidade precisa desse tipo de incentivo”, conclui Beto.

Inscrições para a Brasil Ride 2016 – As duplas que não se imaginam fora dessa festa das duas rodas já devem ficar atentas. Isso porque as inscrições para a sétima edição da principal ultramaratona de MTB das Américas serão abertas nesta quarta-feira (30). Todos os detalhes estarão disponíveis no site oficial da Brasil Ride. Com nas edições anteriores, serão disponibilizadas 500 vagas para 250 duplas de diversos locais do País e do mundo.

Sobre a Brasil Ride – A sexta edição da Brasil Ride reuniu 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia. No sábado (24) foi disputada a Maratona Brasil Ride, prova de um único dia, por outros 600 bikers. A prova da classe S1 distribuiu aos campeões da open e ladies 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Além da premiação em produtos por etapas, a edição teve recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização