18 de abril de 2024

Elemnt, o ciclocomputador GPS que ameaça a supremacia da Garmin

Com recursos de fazer inveja à concorrência, novo acessório de navegação e treinamento da Wahoo Fitness possui um argumento imbatível de venda: o baixo preço

Pioneira na fabricação de acessórios fitness para uso com smartphones, a Wahoo parece não se contentar em ser um mero coadjuvante no disputado seguimento de monitoramento esportivo hoje dominado pela Garmin.

Seu mais novo lançamento, o Elemnt, um ciclocomputador GPS com recursos muitas vezes disponíveis apenas nos modelos topo de linha do mercado e preço acessível, pode até não acabar com a supremacia de sua concorrente, mas com certeza garantirá seu espaço neste nicho de mercado.

Testado e aprovado pela equipe de ciclismo profissional Sky, o Elemnt destaca-se por sua facilidade de configuração, não obstante sua variedade de recursos. O ajuste inicial é realizado através do smarthphone do usuário (Compatível com iPhones 6S, 6, 5S, 5, 5C e 4S ou aparelhos Android $.3+), pareado via Bluetooth. Ao contrário de seu predecessor Rflkt, que necessitava estar conectado permanentemente ao smartphone, o Elemnt pode ser utilizado de forma independente, embora quando conectado possa fornecer em sua tela informações como mensagens de texto e e-mails.

Wahoo Elemnt

O Elemnt possui seu próprio receptor GPS, que registra informações como velocidade, distância e tempo, além de ser compatível, via ANT+, com sensores de cadência e velocidade, para uma medição mais precisa. O mesmo protocolo de transmissão de dados pode ser utilizado com a linha Kickr de rolos de treino da Wahoo.

Wahoo Elemnt

Em sua tela monocromática de 68,6mm (diagonal), o Elemnt exibe três telas principais: Treino, Altimetria e Mapa, cada uma capaz de fornecer até 10 informações simultâneas, configuráveis de acordo com as preferências do usuário. Desta forma, é possível exibir apenas as informações relevantes, deixando de lado as demais. É possível dar um ‘zoom’ na tela, de forma exibir mais ou menos informações ou alternar as telas mediante três botões físicos situados na parte inferior do aparelho.

Wahoo Elemnt

O Elemnt possui a capacidade de armazenagem de mapas off-line, o que o torna indicado para utilização em mountain biking. O acessório é compatível com mapas da OpenStreet Maps, projeto de mapeamento colaborativo que permite o download grátis de mapas de todo o mundo, atualizáveis mensalmente.

Wahoo Elemnt

Através de sua integração com o smartphone, é possível mostrar na tela do Mapa a posição de seus companheiros de treino que estejam também utilizando o Wahoo Elemnt.

O ciclocomputador da Wahoo possui capacidade de leitura e navegação por tracklogs, carregados via Bluetooth ou WiFi. Para os usuários do Strava, o Elemnt oferece integração total, incluindo a possibilidade de se realizar automaticamente o upload de suas rotas registradas por esta rede social de treinamento.

Sua bateria interna de lítio-íon proporciona uma autonomia de até 17 horas. Para facilitar o uso durante treinamentos, indicadores de LEDs funcionam como um alarme luminoso programável caso o usuário tenha saído de suas zonas de velocidade, cadência ou cardíaca.

Wahoo Elemnt

Disponível para a venda direta no site da Wahoo, custa 329,99 dólares e vem com três opções de montagem no guidão da bicicleta: guidão, mesa e clip (triatlo/contra-relógio).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização