25 de abril de 2024
Grupo Massa Crítica realiza a Pedalada Pelada na cidade de Porto Alegre - Foto: Filipe Castilhos / Sul21

Edição 2016 da Pedalada Pelada acontece neste sábado em várias cidades do Brasil

Neste sábado (5), várias cidades brasileiras estarão realizando mais uma edição da World Naked Bike Ride (WNBR), mais conhecida no Brasil como Pedalada Pelada.

O objetivo da manifestação, criada originalmente em 2004, é conscientizar a todos para a situação de fragilidade e quase invisibilidade dos ciclistas nas ruas, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.

Ciclistas em Londres participam da "World Naked Bike Ride" - Foto: Paul Hackett / Reuters
Ciclistas em Londres participam da “World Naked Bike Ride” – Foto: Paul Hackett / Reuters

Com o lema “Obsceno é o trânsito”, os participantes procuram reverter a ‘invisibilidade’ dos ciclistas nas vias públicas, utilizando seus corpos como cartazes para espalhar as mensagens de conscientização.

O princípio da WNBR é “o quão nu você ousar”. Ou seja: a nudez total não é obrigatória, mas é encorajada ao menos parcialmente. Quem sair de casa para pedalar com o grupo não precisa necessariamente tirar suas roupas, mas a nudez é incentivada pelos organizadores.

De acordo com os organizadores, a nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito, que muitas vezes só passam a ser notados pelos motoristas, imprensa e pelo poder público ao pedalar sem roupa.

London Naked Bike Ride

Cidades participantes – Várias cidades brasileiras confirmaram a realização da manifestação, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza, além de Blumenau, Recife e Salvador, que participam pela primeira vez do protesto.

Para conferir o horário e local da concentração da Pedalada Pelada em sua cidade, acesse as respectivas páginas dos eventos no Facebook:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização